Início » Cotidiano » Conheça mais um padre nordestino que está no caminho da beatificação

Cotidiano

Conheça mais um padre nordestino que está no caminho da beatificação

Você conhece a história do Padre Zé Coutinho? Ele foi um sacerdote nordestino, tão querido na Paraíba que era chamado carinhosamente de “Pai dos Pobres”. E agora, a sua trajetória de fé e amor ao próximo ...
Redação, da Agência NE9
19 de novembro de 2025 - às 08:55
Atualizado 19 de novembro de 2025 - às 08:55
4 min de leitura

Você conhece a história do Padre Zé Coutinho? Ele foi um sacerdote nordestino, tão querido na Paraíba que era chamado carinhosamente de “Pai dos Pobres”. E agora, a sua trajetória de fé e amor ao próximo ganha apoio oficial para ter reconhecimento rumo à beatificação.

A princípio, a vida dedicada do Padre Zé está sendo analisada pelo Vaticano. Dessa forma, o povo paraibano está se unindo para que essa história de dedicação seja conhecida pelo mundo inteiro.

Qual a importância do Padre Zé?

Nesta semana, a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial só para falar da importância do Padre Zé. O deputado Hervázio Bezerra, que conheceu o padre pessoalmente, emocionou a todos ao contar sobre a grandeza espiritual dele. “Minha mãe foi professora no Instituto Padre Zé. Ele era de uma grandeza espiritual que nos faz falta. Estamos praticando hoje um ato de justiça”, disse o deputado.

Contudo, Padre Zé não ficava apenas dentro da igreja. Antes de mais nada, ele era conhecido por suas notáveis ações de caridade e por sua dedicação total aos mais necessitados. Dessa forma, ele era aquele tipo de pessoa que via uma necessidade e corria para ajudar. Assim, sua vida foi um verdadeiro exemplo do que é colocar a fé em prática, ajudando quem mais precisa em todo o estado.

Afinal, o legado do Padre Zé dura até hoje. O hospital filantrópico com seu nome existe até hoje e um bairro no Centro de João Pessoa homenageia o religioso.

O que é Beatificação?

Para quem não sabe, a beatificação é uma das etapas no processo que pode levar uma pessoa a ter reconhecimento como santa pela Igreja Católica. Ao mesmo tempo, é um reconhecimento oficial de que ela viveu uma vida de virtudes heroicas e assim virou um exemplo. É um passo muito importante.

Em suma, a história do Padre Zé Coutinho nos lembra que a santidade está nas coisas simples: na caridade, no acolhimento e no amor ao próximo. Que ele continue a inspirar a todos nós!

Padre José da Silva Coutinho – “O Pai dos Pobres”

CategoriaDetalhes
Nomes e TítulosPadre Zé Coutinho, “Pai dos Pobres”, “São Francisco Paraibano”, Monsenhor
NascimentoEsperança (Brejo Paraibano)
Vida ArtísticaRegente, músico e professor de “Canto Gregoriano e Música”
Fundou a orquestra Regina Pacis (1912-1920)
Fundou o jornal O Lábaro (1912-1920)
Compositor de hinos, novenas, maxixes, dobrados e valsas
Ordenação23 de março de 1920, na Catedral Metropolitana de João Pessoa
Atuação PastoralTrabalhou na Igreja de Nossa Senhora das Mercês
Obras Sociais (Legado)Instituto São José (ISJ) (1935) – Abrigo para pessoas necessitadas
Casa do Pobre / Casa Padre Zé – Recebeu doação de um sítio no bairro Tambiá
Hospital Padre Zé (1965) – Fundado a partir da Comissão de Proteção ao Indigente
Método de SustentoPercorria as ruas pedindo esmolas para manter suas obras, com a frase: “A esmola de meus pobres, prezado”
Saúde e MorteFaleceu em 5 de novembro de 1973, em João Pessoa, após passar mal durante um de seus peditórios. Já usava cadeira de rodas nos últimos anos de vida.
ReconhecimentosPatrono da Assistência Social na Paraíba
Documentário “Padre Zé Estende a Mão” (1969/70), de Jurandy Moura

LEIA TAMBÉM