Ela nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e é conhecida por ter sido a primeira brasileira a votar. Sua conquista ocorreu graças a uma lei a qual não haveria distinção de sexo para o direito do voto no estado potiguar. Celina Guimarães Viana foi a primeira a ser contemplada com essa legislação. Mesmo que o voto feminino esteja sendo celebrado 91 anos de sua conquista em todo o país, o feito de Celina ocorreu em 25 de novembro de 1927.
De acordo com pesquisadores, o protagonismo da professora não é um fato isolado. É o resultado de uma estratégia, articulação política e avanço do movimento feminista da época. Celina já havia atuado inclusive como juíza de futebol entre 1917 e 1919. Não há registro oficial, mas há indícios de que ela foi a primeira mulher brasileira a apitar jogos.
O fato é que o direito para que as mulheres pudessem votar em todo o país só surgiu por meio do Decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas.
A evolução do direito
Além do voto feminino, também surgiu no mesmo momento a Justiça Eleitoral. Em maio de 1933, a conquista ocorreu para o voto feminino para maiores de 18 anos, sem restrição de estado civil, alfabetizadas e somente obrigatório para servidoras públicas.
Em 1946, a Constituinte tornou obrigatório o voto para todos os alfabetizados no país. Apenas em 1988, homens e mulheres analfabetos tiveram o direito ao voto garantido.
Com o Diário do Nordeste
Foto: Reprodução