O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaConheça a nordestina que foi a primeira mulher a votar no Brasil

Conheça a nordestina que foi a primeira mulher a votar no Brasil

 

Ela nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e é conhecida por ter sido a primeira brasileira a votar. Sua conquista ocorreu graças a uma lei a qual não haveria distinção de sexo para o direito do voto no estado potiguar. Celina Guimarães Viana foi a primeira a ser contemplada com essa legislação. Mesmo que o voto feminino esteja sendo celebrado 91 anos de sua conquista em todo o país, o feito de Celina ocorreu em 25 de novembro de 1927.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com pesquisadores, o protagonismo da professora não é um fato isolado. É o resultado de uma estratégia, articulação política e avanço do movimento feminista da época. Celina já havia atuado inclusive como juíza de futebol entre 1917 e 1919. Não há registro oficial, mas há indícios de que ela foi a primeira mulher brasileira a apitar jogos.

O fato é que o direito para que as mulheres pudessem votar em todo o país só surgiu por meio do Decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas.

A evolução do direito

Além do voto feminino, também surgiu no mesmo momento a Justiça Eleitoral. Em maio de 1933, a conquista ocorreu para o voto feminino para maiores de 18 anos, sem restrição de estado civil, alfabetizadas e somente obrigatório para servidoras públicas.

Em 1946, a Constituinte tornou obrigatório o voto para todos os alfabetizados no país. Apenas em 1988, homens e mulheres analfabetos tiveram o direito ao voto garantido.

Com o Diário do Nordeste
Foto: Reprodução

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...