Com 29 parques eólicos e 327 aerogeradores, o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte, poderá receber o título de Capital Nacional dos Ventos.
Isso porque um projeto de lei que tramita no Senado quer conceder a homenagem ao município. Tudo isso por conta da transformação social que estes empreendimentos causaram na região.
O senador autor do projeto, Jean Paul Prates (PT-RN), destaca que os parques levaram desenvolvimento para a cidade. “A iniciativa merece reconhecimento porque o parque faz circular receita na região”, resumiu.
O projeto de lei 3.682/2020 já passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e agora segue para a Câmara dos Deputados.
Os senadores potiguares Styvenson Valentim (Podemos), que relatou a proposta, e Zenaide Maia (Pros) também apoiaram a iniciativa e destacaram a importância dos parques eólicos para o desenvolvimento da região, com geração de emprego e renda.
Líder mundial
O Rio Grande do Norte produz mais de cinco Gigawatts de energia éolica, o que torna o estado autossuficiente e um líder mundial no setor. Desde o primeiro parque eólico instalado há quase 20 anos, já foram investidos R$ 21 bilhões.
Fonte: Da Redação, com a Agência Senado