O Nordeste brasileiro também é sinônimo de enoturismo de alta qualidade e gastronomia rica, e a região vem conquistando cada vez mais apreciadores dessa combinação única. Com roteiros que encantam os sentidos e oferecem paisagens de tirar o fôlego, o enoturismo no Nordeste é uma experiência imperdível para os amantes de vinho e boa comida.
Diferente do Sul, o Vale do São Francisco vive uma eterna vindima — com lotes de videiras em diferentes estágios de maturação e colheitas ao longo de todo o ano. Porém os roteiros enoturísticos que envolvem um bom mergulho no Velho Chico ficam ainda mais satisfatórios de janeiro até março, tendo em vista os picos no termômetro e a cheia do rio.
Confira os destinos surpreendentes para viver essa experiência
● Vapor do Vinho (Casa Nova – BA)
A princípio, o roteiro enoturístico Vapor do Vinho inicia na cidade de Petrolina (PE), com saída do Hotel Nobile Suites. Em um tour exclusivo, guiado por um enólogo ou sommelier, você pode desfrutar de uma vista para o parreira. Lá, vai receber explicações técnicas sobre os diferenciais da região, solo e plantações. Durante a visita, você ainda pode explorar as instalações da vinícola. Lugares como a cantina, a caverna subterrânea e a sala de degustação fazem parte do roteiro.
Ao mesmo tempo, o tour inclui transfer, navegação animada pelo belíssimo Lago de Sobradinho com música ao vivo, parada para um banho refrescante em uma das ilhas do lago, almoço regional a bordo e visita à vinícola Terranova, pertencente ao grupo Miolo. É feita uma degustação do Brandy Imperial e de alguns espumantes produzidos pela empresa. Na lojinha, não deixe de adquirir os syrahs elaborados a partir de vinhedos nordestinos, como o Miolo Single Vineyard e o Testardi.
● Rota dos Vinhos (Lagoa Grande – PE)
Do lado pernambucano do Rio São Francisco, a mais estruturada das opções enoturísticas é a Rota dos Vinhos, com visita à Rio Sol. Desde 2011, o “Vapor do vinho” é uma forma inusitada de viver uma experiência enoturística no Vale.

A bordo de uma embarcação similar às que transitaram pelo São Francisco desbravando a região, a partir de Petrolina – PE, o visitante pode navegar pelo Lago de Sobradinho. Dessa forma, desfrutando de um animado passeio regado a música ao vivo, almoço na barca, parada para banho, ambientes climatizados, jacuzzi, tobogã, espaço infantil com parquinho, culminando visita à Vinícola Miolo, com degustação de espumantes.

O roteiro inclui visita guiada ao campo com prova de uvas, à fábrica, passeio de catamarã pelo Velho Chico com degustação de espumantes, além de almoço regional com degustação de vinhos e sobremesa. Antes de mais nada, é bacana passar na lojinha e escolher alguns dos vinhos premium da vinícola, como o Rio Sol Gran Reserva Alicante Bouschet e o Paralelo 8.
LEIA MAIS – Nordeste tem novo Polo de Produção de Vinhos
● Vinícola UVVA: Harmonia Entre Vinhos e Paisagens na Chapada Diamantina BA
Deixe o semiárido para trás e viaje até a majestosa Chapada Diamantina, na Bahia, onde a Vinícola UVVA oferece uma experiência vinícola incomparável. Localizada em Mucugê, a UVVA é uma joia escondida que combina a beleza natural da Chapada com a sofisticação da produção de vinhos.

Os vinhedos tem um cultivo cuidadoso em um cenário incrível. Da mesma forma, os visitantes podem explorar esses vinhedos, aprender sobre o processo de produção e, claro, desfrutar de degustações de vinhos excepcionais.
Assim, a UVVA é conhecida por sua abordagem que mistura tradição e inovação. Os vinhos são produzidos com um cuidado meticuloso. Desse modo, respeitando as particularidades do terroir local. É uma viagem através de sabores e aromas que celebram a riqueza cultural e natural da Chapada.
LEIA TAMBÉM
– Aracaju revoluciona transporte público com patinetes elétricos
– Conheça a cidade do Nordeste que criou sua própria moeda
– Nordeste tem usina de processamento de urânio em construção
– Porto Digital divulga lista preliminar de selecionados