Um levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria, resultou na produção de um ranking de Competitividade dos Estados que inclui o desempenho dos estados do Nordeste.
A pesquisa foi feita a partir de 86 indicadores. Tudo isso distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade. Além disso, a melhoria da gestão pública dos estados brasileiros também está no cerne do estudo.
No Nordeste, a Paraíba ocupa a primeira posição, avançando duas colocações em relação ao último ranqueamento. Em seguida vem os estados do Ceará e Alagoas. A Bahia, na região, fica na quinta colocação.
“O ranking tem três principais objetivos: a avaliação da gestão pública, porque a gente consegue ver como um governo de comportou dentro de um determinado período; a questão da atração de investimentos que são proporcionados pelos pontos positivos do levantamento; e ser uma ferramenta de mensuração de formulação e avaliação de políticas públicas”, destacou Lucas Cepeda, gerente de Relações Governamentais do CLP.
FONTE: Da Redação do NE9, com o A Tarde