Com o intuito de fomentar, promover e incentivar, de forma conjunta, atividades voltadas ao desenvolvimento regional do Complexo Industrial da Saúde no Nordeste, a Sudene e a Hemobrás assinaram ontem (8) um acordo de cooperação técnica.
Ação deve potencializar cadeia produtiva da região
Esta parceria visa maximizar os benefícios trazidos pela implantação da Hemobrás na região, criando sinergias e fortalecendo a cadeia produtiva, atraindo fornecedores locais e ampliando a geração de emprego e renda a partir deste investimento significativo.
Conforme o plano de trabalho, a Sudene e a Hemobrás colaborarão na atração de investimentos para o Nordeste, focando na cadeia produtiva da estatal e também na formação de profissionais, fomento da governança e inovação.
“Esta ação é fundamental para a soberania nacional, a autonomia do SUS e um segmento crucial da nossa economia, o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS), que representa 10% do PIB brasileiro e 35% da pesquisa e inovação na área da saúde”, afirmou Danilo Cabral, superintendente da Sudene. Ele destacou a importância de integrar políticas públicas voltadas para a região, dentro do escopo da Nova Indústria do Brasil (NIB).
Para a presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, a assinatura do acordo simboliza a parceria entre a empresa e a Sudene, com a perspectiva de ampliação do seu escopo. “O maior desafio será trabalhar para a nacionalização dos insumos da nossa cadeia produtiva, quando concluirmos a etapa de incorporação tecnológica”, frisou. A gestora destacou a importância de construir um modelo de articulação entre as instituições de ciência, tecnologia e inovação para prospectar pesquisas que possam contribuir para a sustentabilidade da Hemobrás.
A estratégia da Sudene e da Hemobrás se consolida na construção do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, integrando-se à nova política industrial chamada Nova Indústria Brasil. No âmbito do CEIS, a visão é que o Sistema de Saúde deve desempenhar um papel estratégico na redução das desigualdades sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento territorial sustentável, com o Estado como principal indutor, através dos investimentos realizados, especialmente pelo SUS.
LEIA TAMBÉM:
– Destino no Nordeste é a 3ª melhor melhor trilha do mundo
– Joia do Nordeste é eleita a melhor opção de viagens no Brasil
– Pesquisadores do NE descobrem nova espécie de ave da caatinga
– Conheça o bar do Nordeste eleito um dos melhores do mundo
A Hemobrás é um dos principais investimentos do CEIS no país, destacando-se pela sua capacidade de estimular o desenvolvimento econômico, inicialmente, nos estados de Pernambuco e Paraíba. Já a Sudene, com sua atuação em prol do desenvolvimento regional, demonstra sua capacidade de articulação e planejamento ao construir, de forma colaborativa, envolvendo diversos atores regionais e nacionais, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e articulá-lo com o Plano Plurianual (PPA) dos Ministérios, incluindo o da Saúde, ao buscar integrar a Hemobrás como uma participante importante, unindo os eixos social e econômico do PRDNE em sua estratégia de atração de investimentos e geração de emprego e renda para o Nordeste.