O Nordeste Está Aqui!

InícioDestaquesComplexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão conquista título de Patrimônio...

Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão conquista título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Título foi concedido pela Unesco em reunião ocorrida em Bogotá, Colômbia e fortalece a imagem culturalmente diversificada de São Luís e do Maranhão no Brasil e no exterior

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi foi reconhecido internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade durante a 14ª reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural realizada em Bogotá, Colômbia, nesta quarta-feira (11). Este título é uma distinção criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a proteção e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial, abrangendo as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.

- Continua depois da publicidade -

O bumba meu boi passa a ser, agora, um dos seis bens brasileiros a integrar a lista internacional, sendo elas a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014). A candidatura foi proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em parceria com os detentores que fazem essa manifestação no Maranhão.

O prefeito em exercício Julio Pinheiro falou sobre a importância do reconhecimento. “Estamos muito alegres com a notícia. Essa conquista representa muito para São Luís, pois demonstra a força da nossa cultura popular. A gestão do prefeito Edivaldo sempre incentivou a cultura de forma geral e o Bumba meu boi é uma manifestação de muita autenticidade, por isso o nosso contentamento com esse reconhecimento que fortalece mais ainda a tradição e vem somar em todos os aspectos com a cultura, o turismo e a economia local”, destacou Julio Pinheiro.

A secretária municipal de Turismo Socorro Araújo, que participou da solenidade e, na ocasião, representou o prefeito Edivaldo Holanda Junior, ressaltou que este título é mais uma grande oportunidade de mostrar a todos que São Luís é muito rica não só de forma material, mas também no campo imaterial. “Estamos todos emocionados por esse momento. Estamos compartilhando com os maranhenses, com os ludovicenses, a importância do bumba meu boi tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Vamos comemorar e agradecer por essa força cultural que o maranhense tem em cultivar suas festas e manter viva na memoria e no cotidiano de cada um de nós. Parabéns Maranhão, parabéns São Luís, vamos aplaudir o nosso Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão. É mais um momento histórico para São Luís e o Maranhão, quando uma das mais fortes expressões da nossa cultura popular se torna patrimônio da humanidade”, disse a secretária Socorro Araújo. Os secretários Marlon Botão (Cultura) e Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento) compuseram a delegação da Prefeitura de São Luís.

fonte – Prefeitura de São Luis
foto – mauricio alexandre

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste vai ganhar fabrica de etanol de Milho

A Inpasa, maior produtora de etanol de milho da América Latina, com operações no Brasil e Paraguai, anunciou a construção de uma nova biorrefinaria...