Título foi concedido pela Unesco em reunião ocorrida em Bogotá, Colômbia e fortalece a imagem culturalmente diversificada de São Luís e do Maranhão no Brasil e no exterior
O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi foi reconhecido internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade durante a 14ª reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural realizada em Bogotá, Colômbia, nesta quarta-feira (11). Este título é uma distinção criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a proteção e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial, abrangendo as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.
O bumba meu boi passa a ser, agora, um dos seis bens brasileiros a integrar a lista internacional, sendo elas a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014). A candidatura foi proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em parceria com os detentores que fazem essa manifestação no Maranhão.
O prefeito em exercício Julio Pinheiro falou sobre a importância do reconhecimento. “Estamos muito alegres com a notícia. Essa conquista representa muito para São Luís, pois demonstra a força da nossa cultura popular. A gestão do prefeito Edivaldo sempre incentivou a cultura de forma geral e o Bumba meu boi é uma manifestação de muita autenticidade, por isso o nosso contentamento com esse reconhecimento que fortalece mais ainda a tradição e vem somar em todos os aspectos com a cultura, o turismo e a economia local”, destacou Julio Pinheiro.
A secretária municipal de Turismo Socorro Araújo, que participou da solenidade e, na ocasião, representou o prefeito Edivaldo Holanda Junior, ressaltou que este título é mais uma grande oportunidade de mostrar a todos que São Luís é muito rica não só de forma material, mas também no campo imaterial. “Estamos todos emocionados por esse momento. Estamos compartilhando com os maranhenses, com os ludovicenses, a importância do bumba meu boi tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Vamos comemorar e agradecer por essa força cultural que o maranhense tem em cultivar suas festas e manter viva na memoria e no cotidiano de cada um de nós. Parabéns Maranhão, parabéns São Luís, vamos aplaudir o nosso Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão. É mais um momento histórico para São Luís e o Maranhão, quando uma das mais fortes expressões da nossa cultura popular se torna patrimônio da humanidade”, disse a secretária Socorro Araújo. Os secretários Marlon Botão (Cultura) e Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento) compuseram a delegação da Prefeitura de São Luís.
fonte – Prefeitura de São Luis
foto – mauricio alexandre