A companhia aérea Azul lançou um serviço inédito para quem viaja com seus pets. A partir de agora, que for voar poderá encontrar um serviço de bordo exclusivo para cães e gatos.
A ideia é uma parceria da Purina, marca de alimentos para pets, com a companhia aérea brasileira Azul. O voo inaugural aconteceu na tarde desta terça-feira (29/11) no trecho que liga os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Recife (PE).
Simultaneamente ao atendimento dos passageiros humanos, o serviço de bordo para os animais é gratuito, sendo cobrada apenas a tarifa de transporte dos cães e gatos na cabine de passageiros.
Na Azul, esse preço varia de R$ 250, em voos dentro do Brasil, a R$ 1.575, em voos na classe executiva, tanto para gatos quanto para cachorros de pequeno porte.
Como funciona
De acordo com a companhia, quem quiser levar o animal a bordo, deve seguir algumas regras.
– O animal e o container de transporte (mala rígida ou flexível) devem pesar até 7 kg;
– Esse container deve ter as medidas máximas de 20 cm altura por 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento;
– Obedecer à lista de assentos onde o transporte dos animais é permitido (disponível no site da companhia);
– Transportar apenas um animal por passageiro;
– Respeitar o limite de até três animais domésticos por voo nos destinos nacionais e até cinco em voos internacionais;
– Estar com carteirinha de vacinação e todas as vacinas atualizadas;
– Obter um atestado do veterinário autorizando a viagem.
Como a reserva para o transporte do animal é feito com antecedência, a equipe da companhia aérea já estará ciente do embarque do animal e poderá oferecer os petiscos à vontade na viagem.
A princípio, os pets receberão os alimentos ao final do voo, como recompensa pelo comportamento e como um momento de descompressão para eles.
Serão oferecidos os petiscos Dog Chow para cães e Friskies Party Mix para os gatos, com três sabores cada um.
Em quais voos está disponível
Por outro lado, o serviço estará disponível em voos partindo de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Recife, Belém (PA), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Segundo as empresas, essa é a primeira vez que que uma marca de produtos para animais domésticos e uma companhia aérea firmam parceria para esse tipo de cuidado especial durante o voo.
FONTE: Da Redação do NE9, com o Anda.jor.br