João Pessoa tem se destacado como a capital do desenvolvimento no Nordeste. E tudo isso graças a investimentos, obras e parcerias com o Governo do Estado. A cidade também brilha no turismo e na geração de empregos.
Ao mesmo tempo, esse é o resultado de um esforço conjunto entre a administração municipal e estadual, o setor produtivo e a população.
João Pessoa mais forte e inovadora
Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Município (Sedest), João Bosco, o crescimento na geração de empregos proporciona uma confiança renovada no setor de bens e serviços. “Cada novo posto de trabalho é um reflexo desse esforço conjunto. Juntos estão construindo uma cidade mais forte, dinâmica e inovadora. Acreditamos que, com esse ritmo, João Pessoa se consolida como um dos principais polos de desenvolvimento no Nordeste, criando oportunidades para todos e projetando um futuro ainda mais promissor”, ressalta.
Destaque nacional em geração de emprego
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (27), mostram que João Pessoa é a capital do Nordeste com maior indicador de crescimento relativo na geração de emprego, com um avanço de 5,37%.
A cidade perde apenas para Macapá-AP (9,07%), Boa Vista-RR e Manaus-AM, ambas com índice de 5,71%.
A capital paraibana registrou um saldo positivo pelo oitavo mês consecutivo. De acordo com o Caged, João Pessoa teve um saldo de 1.660 novas vagas formais no mês de agosto, maior saldo do ano.
O setor de serviços foi o que mais empregou, com um saldo positivo de 1.189. A construção civil aparece em segundo lugar com 259 empregos gerados, seguido por comércio (114), agropecuária (87) e indústria (11).
Em 2024, já foram criados 10.676 novos empregos. As áreas que mais se destacam na geração de oportunidades são os setores de serviços, construção e comércio.
Novos Investimentos em João Pessoa
O prefeito Cícero Lucena reforça a necessidade de potencializar ainda mais os investimentos, como a implementação do Bus Rapid Service (BRS – Serviço de Ônibus Rápido), que é um conjunto de intervenções com a destinação de faixas exclusivas para ônibus.
São obras de infraestrutura, como o calçamento de 1.500 ruas, pavimentação de 160 km de asfalto, serviços de drenagem e recuperação de escolas, creches, postos de saúde, entre outros equipamentos públicos.
Na área do Polo Turístico Cabo Branco, os seis grandes empreendimentos em construção geram hoje cerca de 10,6 mil empregos diretos e indiretos, com a previsão de abertura de cerca de 12 mil novos postos de trabalho quando esses hotéis e resorts estiverem em operação.
LEIA MAIS:
– Cometa do Século faz espetáculo no céu do Nordeste; assista video
– Três cidades do Nordeste somam 107 mil turistas estrangeiros em 1 mês
– Praia do Sancho em Noronha é eleita a Melhor do Mundo pela TripAdvisor
Outras ações e projetos da atual gestão que contribuem para o desenvolvimento do município também estão em andamento. Uma delas é o reconhecimento de João Pessoa como ‘Cidade Criativa da Unesco’.
LEIA MAIS – Saiba quanto o Nordeste vai crescer a mais que o Brasil
Dessa forma, ampliando o Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), local estratégico para fomentar a economia criativa da cidade.
Assim, João Pessoa e a Paraíba vem se destacando no cenário nordestino.