Como integrar DevOps em sua equipe de desenvolvimento? Essa pergunta pode te ajudar a mudar a forma como os softwares são desenvolvidos pelas suas equipes.
Esse pode ser um processo cheio de desafios, certamente, mas que irão transformar o desenvolvimento e tornar tudo mais prático e ágil.
A seguir, vamos entender melhor o que é o DevOps e qual a importância que ele possui na área de TI. Confira.
O que é DevOps?
O DevOps trata-se de um tipo de abordagem que é feita entre duas áreas, a de desenvolvimento de software e a responsável pelas operações de Tecnologia da Informação.
O intuito é conseguir oferecer um desenvolvimento mais ágil, assim como melhorar a qualidade dos softwares que são criados.
O DevOps está sempre visando entregas ágeis, contínuas e que possam oferecer benefícios para uma organização.
Através dele, é possível diminuir a distância que existe entre o momento do desenvolvimento de um software até a entrega dele para os responsáveis pela produção.
Qual a diferença de DevOps e DevSecOps?
Enquanto o DevOps se trata de um tipo de ação que busca integrar as equipes, com o intuito de agilizar os processos, o DevSecOps, que é o “Desenvolvimento de Segurança Operacional”, se trata de um tipo de extensão para o DevOps que estará incluindo também a segurança como uma parte fundamental do processo.
Portanto, a diferença está neste “acréscimo” da segurança no processo, tendo em vista que ela deve fazer parte do desenvolvimento e não sendo visto como algo a se resolver separadamente.
Com isso, o DevSecOps se concentra em promover o trabalho em equipe, incluindo também a equipe de segurança.
Com essa adição, em todo o processo serão analisadas as melhores ações a serem realizadas, sempre se atentando à segurança durante o desenvolvimento de um novo software.
Importância do DevOps na estratégia de TI
O DevOps é importante na estratégia de TI porque ele promove:
Integração entre áreas
A partir do DevOps, é possível alcançar uma maior colaboração entre todas as equipes envolvidas no desenvolvimento, integrando as áreas. Essa integração é uma parte fundamental do processo de garantir maior agilidade nas entregas e também maior eficiência.
Todo o trabalho é feito de forma integrada, o que também permite maior entendimento de outras áreas e porque cada ação deve acontecer. Tendo em vista que uma entrega eficiente é importante, se torna um excelente aliado dos processos.
Tarefas automatizadas
Ele ainda conta com uma automação que possibilita remover tarefas simples que deveriam ser feitas pelas equipes, o que acaba liberando mais tempo para tarefas realmente importantes e ainda contribuindo para maior agilidade e menos erros cometidos.
Simplificação de processos
O DevOps também irá buscar maneiras mais simples de realizar as ações em cada etapa dos processos, removendo o que possa estar dificultando as entregas e garantindo que as tarefas possam ser entregues em prazos menores.
Assim, as tarefas simples se tornam ainda mais rápidas de serem executadas e isso permite maior tempo dedicado às atividades complexas.
Resultados metrificados
Por fim, saiba que o DevOps irá utilizar as métricas para acompanhar todo o processo de lançamento e entender se foi um software que foi bem sucedido ou não. Assim, caso se mostre necessário, podem ser feitas alterações, atualizações, dentre outras ações que ajudem a melhorar os resultados.
Como fazer a integração?
Para que o DevOps seja uma opção que gere resultados, é preciso realizar uma boa integração entre as equipes.
Para isso, primeiro é preciso começar a incentivar uma cultura empresarial que promova o trabalho em equipe, que incentive a troca de aprendizados, a comunicação entre as áreas, etc. Ou seja, é preciso que as equipes se sintam incentivadas a esse trabalho em equipe antes de tudo.
O incentivo à tecnologia, como o uso de automações e outros recursos (como o DevOps) que ajudam a obter melhores resultados e entregas mais eficientes, também deve ser parte da cultura na empresa.
E não é algo que se faz apenas um teste e, se não deu certo, se abandona, afinal, o trabalho em equipe precisa de tempo para se aprimorar. As métricas serão o ponto fundamental para acompanhar os resultados obtidos e também para contribuir para um entendimento de onde é preciso melhorar.