A reforma tributária é um dos temas mais importantes e urgentes para o Brasil. Ela visa simplificar, modernizar e tornar mais justo o sistema de arrecadação de impostos no país. Mas como ela pode te beneficiar no seu dia a dia? Após a aprovação do projeto no Congresso, veja alguns pontos que podem te interessar.
Mais transparência
Com a reforma, você saberá exatamente quanto está pagando de imposto em cada compra que fizer. A alíquota virá expressa na nota fiscal, sem a confusão de vários tributos diferentes. Isso será possível com o fim do imposto em cascata, que faz com que um mesmo produto ou serviço seja tributado várias vezes ao longo da cadeia de produção.
Mais economia
Com a reforma, você poderá pagar menos imposto em alguns produtos e serviços essenciais, como alimentos, remédios, educação e saúde. Isso porque a reforma prevê a criação de um Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre produtos e serviços nocivos à saúde e ao meio ambiente, como bebidas, cigarros, armas e combustíveis fósseis. Assim, quem consumir mais esses itens pagará mais imposto, e quem consumir menos pagará menos.
Mais emprego e renda
Com a reforma, você poderá ter mais oportunidades de trabalho e aumento de salário. Isso porque a reforma vai reduzir os custos e a burocracia para as empresas, que poderão investir mais, produzir mais e contratar mais. Além disso, a reforma vai estimular a competitividade e a inovação, abrindo espaço para novos negócios e mercados. Segundo estimativas, a reforma pode fazer a economia brasileira crescer, no mínimo, 12% a mais no longo prazo.
Mais justiça social e regional
Com a reforma, você poderá ver uma redução das desigualdades sociais e regionais no Brasil. Isso porque a reforma prevê que os impostos serão cobrados no destino final, onde o bem ou serviço será consumido, e não mais na origem, onde ele é produzido. Isso evita a chamada guerra fiscal, que beneficia alguns Estados e municípios em detrimento de outros. Além disso, a reforma prevê a criação de fundos de compensação para as esferas que perderem receita com a mudança, garantindo que nenhuma região fique prejudicada.
Como você pode ver, a reforma tributária pode trazer muitos benefícios para você e para o país. Mas para que ela se torne realidade, é preciso que todos estejam informados e engajados nessa mudança. Por isso, acesse a página do Ministério da Fazenda sobre a Reforma Tributária e saiba mais sobre o assunto. Afinal, é importante que você participe desse debate que vai definir o futuro do Brasil.