O setor varejista no Maranhão encerrou o ano de 2023 com um aumento de 10%, marcando o segundo maior crescimento entre todas as unidades federativas, de acordo com os dados revelados pela Pesquisa Nacional do Comércio (PMC) conduzida pelo IBGE. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (27) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), por meio da Nota de Comércio Varejista referente a dezembro do ano anterior.
No segmento do comércio varejista ampliado, que abarca áreas como “material de construção”, “veículos, motos, partes e peças”, e “atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo”, observou-se um declínio de 3,0% no volume de vendas no estado em dezembro em comparação com novembro, após três meses consecutivos de crescimento. Apesar desse resultado, o varejo ampliado do Maranhão encerrou 2023 com um aumento de 11,8%.
O desempenho positivo do comércio varejista ampliado no Estado é corroborado pelo aumento de 11% no número de veículos emplacados em 2023. Conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), somente em dezembro de 2023, foram emplacados 8.845 automóveis, representando um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2022.
É importante ressaltar que a redução da taxa Selic no segundo semestre do ano teve um impacto positivo na obtenção de crédito para a aquisição de veículos.
LEIA TAMBÉM:
– Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
– Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
– Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
– Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a
Além disso, de acordo com os dados do Banco Central sobre as transações Pix, no Maranhão foram registradas 171,8 milhões de operações, um aumento de 100,6 milhões em relação ao ano anterior. O montante recebido por meio do Pix para pessoas jurídicas no estado atingiu 82,3 bilhões, um aumento de 64,7% em comparação a 2022.
O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, destacou: “As festividades carnavalescas no primeiro bimestre do ano devem impulsionar o turismo e aquecer os setores de comércio e serviços. Estima-se que o Carnaval 2024 no Maranhão tenha atraído um recorde de público, com 3 milhões de pessoas nos circuitos promovidos pelo governo estadual nos cinco dias de festa. Nesse sentido, espera-se que a movimentação econômica durante o evento supere os 172 milhões movimentados em 2023, devido aos esforços públicos adicionais na realização da festividade.”
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste mira 100% de isenção no IPVA de carros elétricos
– Os 10 maiores atletas nordestinos da história
– Nordeste terá produção de combustível com planta nativa
A Nota de Comércio Varejista, publicada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), é uma nota técnica bimestral que oferece dados sobre a confiança do comércio, confiança do consumidor, endividamento e inadimplência das famílias, abertura de empresas, demanda por crédito, volume de transações Pix, entre outros indicadores econômicos relevantes. O material está disponível no site www.imesc.ma.gov.br.