Início » Economia » Comércio varejista do Maranhão mantém alta e crescimento consecutivo

Economia

Comércio varejista do Maranhão mantém alta e crescimento consecutivo

O Maranhão segue em ritmo positivo no setor comercial e registra crescimento no volume de vendas do comércio varejista.
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
15 de dezembro de 2025 - às 08:13
Atualizado 15 de dezembro de 2025 - às 08:13
3 min de leitura

Dados do IBGE mostram avanço nas vendas e reforçam impacto das políticas de estímulo econômico no estado

O Maranhão segue em ritmo positivo no setor comercial e registra crescimento no volume de vendas do comércio varejista, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (11) pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação entre outubro e o mês imediatamente anterior, o estado alcançou o quarto mês consecutivo de alta no comércio varejista ampliado.

Além disso, o desempenho favorável confirma uma sequência de resultados positivos ao longo do ano, impulsionada tanto pelo varejo tradicional quanto por segmentos estratégicos da economia.

Varejo em crescimento foto Tâniaa R}ego AGBR

Varejo ampliado acumula resultados positivos

O comércio varejista ampliado considera 11 ramos de atividade, incluindo, além de supermercados e farmácias, as vendas de veículos, motocicletas, peças, materiais de construção e atacado alimentício.

Ao longo dos últimos meses, o Maranhão apresentou variações positivas no volume de vendas, consolidando uma tendência de recuperação e crescimento.

Evolução do volume de vendas – Comércio Varejista Ampliado (Maranhão)

Mês de referênciaVariação no volume de vendas
Junho+1,7%
Julho+2,3%
Setembro+0,1%
Outubro+1,2%

Os números mostram que, mesmo diante de oscilações pontuais, o estado mantém um saldo positivo no acumulado dos últimos 12 meses, com sucessivos avanços no setor.

Comércio varejista restrito também cresce

Enquanto isso, o comércio varejista restrito, que engloba principalmente a venda de bens não duráveis e semiduráveis — como alimentos, bebidas, vestuário, cosméticos, medicamentos e eletroeletrônicos de menor valor —, também apresentou desempenho favorável.

Na comparação entre outubro deste ano e outubro do ano anterior, o volume de vendas cresceu 0,5%. Esse resultado marca o quinto mês consecutivo de crescimento nessa base de comparação.

Considerando o acumulado de 2025 em relação a 2024, o avanço chega a 1,6%. Já no recorte dos últimos 12 meses, o setor registra crescimento de 1,3% no Maranhão.

Políticas públicas impulsionam a economia

Para o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, os números refletem o acompanhamento constante da gestão estadual e a adoção de políticas voltadas ao fortalecimento da economia. Segundo ele, o Governo do Maranhão atua de forma estratégica para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento.

Ao mesmo tempo, entre as iniciativas, o secretário destaca o Programa Juro Zero, que destinou R$ 50 milhões para custear os juros de empréstimos contratados por pequenos empreendedores. A medida facilita o acesso ao crédito e estimula a expansão dos negócios locais.

Além disso, a gestão estadual mantém uma política ativa de atração de investimentos, com foco na instalação de novas empresas e grandes empreendimentos. Afinal, essa estratégia, segundo Marreca, impulsiona as economias municipais, gera empregos e cria oportunidades para o surgimento de novos pequenos negócios.

Portanto, o desempenho do comércio varejista no Maranhão sinaliza confiança do mercado, fortalecimento do consumo e resultados concretos de uma política econômica integrada, que movimenta diferentes setores e sustenta o crescimento do estado.

LEIA MAIS