O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está preparando uma programação especial para a Semana do Patrimônio na região Nordeste, que será realizada de 12 a 17 de agosto, em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, que acontece em 17 de agosto.
O objetivo do evento é fortalecer o vínculo da população com os bens materiais e imateriais que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro.
Confira a seguir os principais destaques da programação nos estados do Nordeste:
Sergipe
No dia 13 de agosto, estudantes das escolas do Centro Histórico terão a oportunidade de participar de uma visita guiada ao Escritório Técnico, onde poderão conhecer o patrimônio arquitetônico do edifício, o acervo arqueológico e o laboratório da reserva técnica. Além disso, será realizada uma exposição especial do acervo do Sítio Arqueológico Chafariz, seguida por uma conversa enriquecedora sobre a importância da arqueologia em obras públicas para a preservação do patrimônio cultural.
Essa iniciativa em Sergipe evidencia o compromisso do Iphan com a preservação e valorização do rico patrimônio cultural do estado, promovendo conhecimento e conscientização sobre a importância de conservar esses bens para as gerações futuras.
Alagoas
Em Maceió, no dia 16 de agosto, o Museu de História Natural sediará o evento “Amplos Olhares sobre o Patrimônio Cultural”, com apresentações culturais, discussões sobre gestão do território e patrimônio cultural no Complexo Arqueológico Nova Esperança, em Olho D’Água do Casado, além de uma oficina de teatro de bonecos e um recital de literatura de cordel.
Bahia
Em Salvador, no dia 14 de agosto, a “Roda de Conversa: Bembé do Mercado – Ancestralidade, Resistência e Sacralização do Espaço Público” acontecerá na sede do Iphan-BA, celebrando as diversas dimensões do Bembé.
Ceará
Fortaleza receberá, no dia 12 de agosto, uma oficina sobre elaboração de projetos culturais, seguida por uma roda de conversa no dia 14 sobre o papel do Iphan na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.
Maranhão
No Maranhão, as atividades serão realizadas em São Luís e Alcântara. Na capital, no dia 13 de agosto, haverá uma conversa sobre as tradições do Bumba Meu Boi, símbolo cultural do estado. No dia 14, será aberta uma exposição fotográfica que destaca o papel do corpo técnico do Iphan-MA na proteção do patrimônio cultural. No dia 15, está programada uma visita guiada ao Museu de Arqueologia, no Centro Histórico, seguida pela aula inaugural do curso de Museologia do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet). Em Alcântara, também no dia 15, haverá uma visita guiada às Ruínas de Beckman.
Paraíba
Em João Pessoa, no dia 16 de agosto, será realizada uma roda de conversa sobre a preservação dos Centros Históricos, com a participação de representantes de coletivos, agentes locais e instituições públicas e privadas. No dia 17, haverá uma visita guiada pelo Centro Histórico de João Pessoa, explorando desde a cidade alta até a cidade baixa. Em Areia, ocorrerá uma roda de conversa e uma visita guiada ao Centro Histórico, proporcionando uma oportunidade de conhecer as ações do Iphan na região.
Pernambuco
A programação em Pernambuco será concentrada no dia 15 de agosto e incluirá atividades em Igarassu e Olinda. Em Igarassu, serão exibidos documentários produzidos durante a “Oficina de Cinema na Casa do Patrimônio do Iphan”, abordando temas como a Escola de Música de Igarassu, o Maracatu Nação Leão Coroado (de Olinda), o grupo de teatro de bonecos Mulungu (de Igarassu) e a comunidade das Marisqueiras de Igarassu. Em Olinda, haverá uma oficina infantil para cerca de 10 alunos, de 8 a 10 anos, da Escola Municipal Duarte Coelho, na Casa do Patrimônio. A oficina incluirá a produção de cartilhas, quiz sobre Olinda, exibição de imagens para que as crianças reconheçam monumentos do Sítio Histórico e outras atividades culturais.
Piauí
Em Teresina, estão programadas duas visitas guiadas: uma com alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 14 de agosto, ao Conjunto da Estação Ferroviária de Teresina, para apresentar a conclusão da obra de restauro da estação; e outra, no dia 15 de agosto, ao Parque da Floresta Fóssil, com alunos do Instituto Federal do Piauí