Com foco em design e inovação, artesãos participam de oficinas criativas na Paraíba

renda renascença foto programa do artesanto paraibano
Renda Renascença foto programa do artesanto paraibano

O Sebrae/PB e o Governo do Estado da Paraíba unem esforços para promover o aprimoramento do artesanato local, reconhecido nacionalmente por sua excelência técnica e valor cultural. Durante esta semana, estão sendo realizadas duas oficinas criativas, com enfoque em design e inovação de produtos, visando capacitar crocheteiras da região de Campina Grande e rendeiras do Cariri.

Promovidas pelo Sebrae e governo do estado, capacitações gratuitas contemplam crocheteiras e rendeiras das regiões do agreste e cariri

Segundo Jucieux Palmeira, analista do Sebrae/PB, estas oficinas representam a continuidade de um esforço conjunto para fortalecer o setor artesanal paraibano e valorizar o talento dos empreendedores locais. “Estamos investindo em novas técnicas e produtos, visando agregar mais valor ao nosso artesanato. As participantes dessas oficinas se tornarão agentes multiplicadoras de conhecimento em suas comunidades”, ressaltou Palmeira.

Evento Desing foto Sebrae
Evento Desing foto Sebrae

LEIA TAMBÉM:
Aeroporto do Nordeste é eleito o segundo melhor do mundo
Nova Fábrica da BYD na Bahia já movimenta mercado imobiliário local
Paraíba é o 2º do estado do Brasil em solidez fiscal

Em Campina Grande, o renomado designer Sérgio Matos lidera a oficina, que teve início nesta segunda-feira (8), na agência regional do Sebrae, beneficiando aproximadamente 25 crocheteiras da região. Na abertura das atividades, a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, destacou a importância do artesanato para o estado e a relevância do investimento em capacitação para o seu desenvolvimento. “O artesanato vive um momento histórico na Paraíba, e o resultado desse trabalho certamente será um sucesso”, afirmou Ana Maria.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, ressaltou a relevância histórica e cultural do artesanato local, além de seu impacto na geração de renda e oportunidades. “É essencial incentivar a capacitação e o aprimoramento de nossos artesãos, e o Sebrae é um importante parceiro nessa jornada”, acrescentou a secretária.

O evento de abertura contou com a presença do gerente regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda, e da gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez. Essas iniciativas demonstram o compromisso conjunto em impulsionar o setor artesanal e promover o desenvolvimento econômico e cultural da Paraíba.

Evento Desing
Evento Desing Foto – Sebrae PB

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem cinco shoppings entre os 10 maiores do Brasil
Construções do Nordeste vencem Prêmio internacional
Estado do Nordeste movimenta R$ 1,7 bilhão na alta temporada
Maior cidade do Nordeste bate recorde de voos internacionais</a

Sobre o trabalho com Renda renascença

Contemplando empreendedoras de cinco municípios do cariri, a oficina voltada à renda renascença tem início nesta terça-feira (9), no Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), em Monteiro.  Ministrada pelo designer Renato Imbroisi, a capacitação terá 40 horas de duração e se estenderá até o sábado (13).

Nesse período, será realizado um trabalho de resgate da coleção ‘Memórias de Ofício’, anteriormente elaborada através de uma cocriação entre Renato e as rendeiras dos municípios de Monteiro, Zabelê, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Camalaú. Sucesso de vendas, essa coleção despertou o interesse do público pelo acabamento diferenciado das peças e servirá de norte para a criação de novos produtos e técnicas que valorizem a tradição e a beleza da renda renascença.