O Sebrae/PB e o Governo do Estado da Paraíba unem esforços para promover o aprimoramento do artesanato local, reconhecido nacionalmente por sua excelência técnica e valor cultural. Durante esta semana, estão sendo realizadas duas oficinas criativas, com enfoque em design e inovação de produtos, visando capacitar crocheteiras da região de Campina Grande e rendeiras do Cariri.
Promovidas pelo Sebrae e governo do estado, capacitações gratuitas contemplam crocheteiras e rendeiras das regiões do agreste e cariri
Segundo Jucieux Palmeira, analista do Sebrae/PB, estas oficinas representam a continuidade de um esforço conjunto para fortalecer o setor artesanal paraibano e valorizar o talento dos empreendedores locais. “Estamos investindo em novas técnicas e produtos, visando agregar mais valor ao nosso artesanato. As participantes dessas oficinas se tornarão agentes multiplicadoras de conhecimento em suas comunidades”, ressaltou Palmeira.
LEIA TAMBÉM:
– Aeroporto do Nordeste é eleito o segundo melhor do mundo
– Nova Fábrica da BYD na Bahia já movimenta mercado imobiliário local
– Paraíba é o 2º do estado do Brasil em solidez fiscal
Em Campina Grande, o renomado designer Sérgio Matos lidera a oficina, que teve início nesta segunda-feira (8), na agência regional do Sebrae, beneficiando aproximadamente 25 crocheteiras da região. Na abertura das atividades, a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, destacou a importância do artesanato para o estado e a relevância do investimento em capacitação para o seu desenvolvimento. “O artesanato vive um momento histórico na Paraíba, e o resultado desse trabalho certamente será um sucesso”, afirmou Ana Maria.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, ressaltou a relevância histórica e cultural do artesanato local, além de seu impacto na geração de renda e oportunidades. “É essencial incentivar a capacitação e o aprimoramento de nossos artesãos, e o Sebrae é um importante parceiro nessa jornada”, acrescentou a secretária.
O evento de abertura contou com a presença do gerente regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda, e da gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez. Essas iniciativas demonstram o compromisso conjunto em impulsionar o setor artesanal e promover o desenvolvimento econômico e cultural da Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem cinco shoppings entre os 10 maiores do Brasil
– Construções do Nordeste vencem Prêmio internacional
– Estado do Nordeste movimenta R$ 1,7 bilhão na alta temporada
– Maior cidade do Nordeste bate recorde de voos internacionais</a
Sobre o trabalho com Renda renascença
Contemplando empreendedoras de cinco municípios do cariri, a oficina voltada à renda renascença tem início nesta terça-feira (9), no Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato (Crença), em Monteiro. Ministrada pelo designer Renato Imbroisi, a capacitação terá 40 horas de duração e se estenderá até o sábado (13).
Nesse período, será realizado um trabalho de resgate da coleção ‘Memórias de Ofício’, anteriormente elaborada através de uma cocriação entre Renato e as rendeiras dos municípios de Monteiro, Zabelê, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Camalaú. Sucesso de vendas, essa coleção despertou o interesse do público pelo acabamento diferenciado das peças e servirá de norte para a criação de novos produtos e técnicas que valorizem a tradição e a beleza da renda renascença.