Prefeitura Municipal lança, neste sábado, o Tardes no Polo, que vai agitar o Polo Moveleiro com atrações musicais, exposição de carros antigos e atividades recreativas para a garotada. Cidade abriga ainda o Sindojus e a 15ª Trilha do Bacurau.
O clima fica mais agradável com a proximidade do inverno e a programação cultural em Gravatá, no Agreste pernambucano, vai esquentando. Antes de anunciar a programação do São João, conhecido como um dos maiores do Estado, a Prefeitura Municipal lança, neste sábado (27), o Tardes no Polo, que promete resgatar o papel do Polo Moveleiro como um dos principais pontos turísticos da cidade. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e tem o objetivo de oferecer não só uma opção de entretenimento gratuito para moradores e visitantes, mas também de fomentar o comércio na região.
“Gravatá é uma cidade cultural, de boa comida, boa música e que atrai visitantes que gostam de aproveitar o clima mais frio. Este projeto é voltado justamente a resgatar a tradição do Polo Moveleiro como ponto turístico e de lazer da população”, afirma o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
Das 16h às 21h, a Rua Duarte Coelho, que abriga o Polo Moveleiro, será exclusiva para os pedestres, recebendo atrações musicais e atividades de recreação para a garotada. Além disso, cafés e bares da região serão incentivados a colocar as mesas na calçada, servindo o melhor da gastronomia de Gravatá na rua, enquanto os clientes aproveitam aquele forró pé de serra ou ainda shows de MPB e música instrumental.
Serão três minipalcos à disposição do público ao longo da via: Palco pop-rock, Palco instrumental e Palco pé de serra, que vão receber atrações locais a partir das 17h. Para as crianças, será montada área para brincadeiras, com pula-pula, cama elástica e piscina de bolas.
A cada edição do Tardes no Polo, uma atração âncora será escalada. Na estreia, será a vez dos carros antigos, também considerados tradição em Gravatá, que é o maior polo do segmento no Nordeste. Participam da ação as associações Clube do Fusca de Pernambuco, Caape – Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco, Associação Pernambucana de Veículos Militares e o Veteran Car Club do Brasil – PE. Elas vão expor no Polo Moveleiro cerca de 30 automóveis.
MAIS EVENTOS
Além da programação especial no Polo Moveleiro, Gravatá receberá ainda dois eventos, que prometem movimentar a rede hoteleira e os bares e restaurantes da cidade. No Canariu’s Gravatá, o Congresso Estadual dos Oficiais de Justiça, organizado pelo Sindojus, reunirá cerca de 400 servidores públicos de 25 a 27 de maio (quinta a sábado). Para receber os participantes dando aquele gostinho do São João na Serra, a Secretaria de Turismo e Cultura oferece receptivo com a Boneca da Sorte, símbolo de Gravatá, e trio pé de serra.
Durante os dias do evento, agências de receptivo da região estarão à disposição no hotel oferecendo o tour panorâmico e roteiros na zona rural, com visita a cachoeiras, mirantes e fazenda de flores. Também haverá transfer gratuito hote/Polo Moveleiro, disponibilizado pelo município no sábado.
De acordo com o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Jaime Prado, o município oferecerá uma série de atividades no próximo final de semana para que tanto a população quanto os visitantes possam ter dias agradáveis ao lado da família e amigos. “Gravatá é uma das principais cidades de Pernambuco e se destaca no Agreste não apenas pela sua oferta hoteleira e de serviços como também pelos atrativos naturais e o clima, mas agora também queremos chamar atenção para para os eventos sediados no destino com uma programação que faça moradores e visitantes vivenciarem Gravatá de forma especial”, afirma.
Outro evento que vai agitar a cidade é a 15ª Trilha do Bacurau, que contará com a participação de mais de mil participantes, em seis modalidades: bicicleta, moto, jipe, quadriciclo, UTV e caminhada. A concentração acontecerá a partir das 18h no Pátio de Eventos com apresentações de manobras radicais de motociclistas e DJs animando o público. Depois, o grupo seguirá em direção à Pedra da Lua em diferentes percursos a partir de 13km para quem for a pé, 35km para quem vai de bike e 65km para as motos. A Prefeitura de Gravatá apoia o evento, fornecendo a estrutura de palco, bem como policiamento com a Guarda Municipal e colocando ambulância de plantão.