O Dia do Cinema Nacional foi comemorado na última segunda-feira (19) e data não passou em branco. Isto porque um clássico do cinema do Nordeste e do Brasil foi reverenciado com o lançamento da cópia em 4k de Deus e o Diabo na Terra do Sol.
A obra é o expoente máximo do cineasta baiano Glauber Rocha e um dos mais importantes títulos do cinema brasileiro.
O filme foi restaurado sob o olhar atento da cineasta e pesquisadora Paloma Rocha, filha de Glauber, e do produtor Lino Meireles. Exibido pela primeira vez em sua versão remasterizada no Cine Brasília, o evento lotou a tradicional sala de projeção brasiliense.
Antes da exibição, uma breve conversa reuniu parte da equipe de restauro. Além dos responsáveis diretos pelo restauro, Paloma Rocha e Lino Meireles, contribuiu com o bate-papo a doutora em História Miriam Silvestre. “Vi em casa e moldou o meu pensamento, e estou aqui com a Paloma mostrando esse filme. Não adianta restaurar e engavetar, tem que mostrar para as pessoas”, celebrou o cineasta Lino Meireles durante o debate.
“A gente nunca imaginou a dimensão simbólica que esse projeto ia ter. Começamos a conversar em 2018, começamos a trabalhar em 2019, estávamos em um governo que não investia em cultura…. Ter concluído foi incrível. Paloma diz que Santo Glauber, ele que decide o tempo das coisas, e talvez tenha sido assim com esse filme também”, completa Meireles.
Agora é esperar que essa preciosidade comece a rodar as salas de cinema e festivais Brasil afora. Principalmente no Nordeste.