Circuito Mundial de vôlei de praia retorna a João Pessoa

circuito mundial de volei de praia retorna a joao pessoa 27 anos depois
circuito mundial de volei de praia retorna a joao pessoa 27 anos depois

Arena em Tambaú que recebeu o Circuito Brasileiro será o palco do Circuito Mundial

Em maio de 1996, João Pessoa foi palco pela primeira vez de uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, concentrando-se, naquela ocasião, apenas na disputa masculina, que consagrou Paulão e Paulo Emílio como campeões. Agora, em 22 de novembro, a capital paraibana retoma seu lugar no cenário do tour mundial ao sediar uma etapa Elite da temporada 2023. Após um hiato de 27 anos, as principais duplas globais convergirão para a arena montada na Praia de Tambaú. A competição representa uma oportunidade para os atletas brasileiros conquistarem pontos cruciais na corrida olímpica, além de desfrutar do calor e apoio da torcida local que tradicionalmente enche as arquibancadas nos torneios nacionais.

Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV, expressou otimismo em relação ao evento, destacando a importância de ter a torcida a favor como um trunfo para os brasileiros. Ele ressaltou que a expectativa é que o torneio não apenas estimule a prática do vôlei de praia, mas também atraia renomados atletas do Brasil e do mundo para a competição. Além da presença do coordenador técnico da Comissão Técnica permanente de vôlei de praia da CBV, Leandro Brachola, os fisioterapeutas Vinícius Sequiel e Eduardo Ruhling oferecerão suporte às duplas brasileiras.

 

Estrutra Circuito Banco do Brasil de Volei em Joao PEssoa foto divulgação
Estrutra Circuito Banco do Brasil de Volei em Joao PEssoa foto divulgação

LEIA TAMBÉM:
Cinco destinos ‘fora da curva’ para curtir o carnaval no Nordeste
Lampião: Herói ou bandido? Novas teorias reacendem discussão

O torneio em João Pessoa não se limitará apenas ao aspecto esportivo, incorporando também ações benéficas para a comunidade e o ambiente circundante. O evento terá uma pegada neutra de carbono, incluindo o plantio de mudas de plantas nativas no entorno da arena e um sistema de reciclagem para o lixo gerado durante as disputas.

O torneio Elite reunirá 16 duplas de cada gênero na fase de grupos, sendo 12 classificadas pelo ranking e quatro garantidas pelo qualifying. No total, 56 duplas competirão durante o evento, que abrange tanto o torneio principal quanto o classificatório. O Brasil será representado por 19 duplas, incluindo nomes como André/George, Pedro Solberg/Guto, Evandro/Arthur Lanci, Duda/Ana Patrícia, Carol Solberg/Bárbara Seixas, Tainá/Vic e Ágatha/Rebecca. As fases eliminatórias do torneio proporcionarão aos participantes a chance de acumular pontos valiosos no ranking mundial, com a dupla campeã garantindo 1200 pontos.7

LEIA TAMBÉM:
Maior cidade do Nordeste fará investimento milionário em 690 ruas
VÍDEO: Por que o NORDESTE é a MECA do HIDROGENIO VERDE no mundo?
Réveillon no Nordeste! Como serão as principais festas de ano novo da região

Na temporada 2023 do Circuito Mundial de vôlei de praia o Brasil tem 28 medalhas conquistadas (11 de ouro, sete de prata e 10 de bronze).

Circuito Mundial de Vôlei de Praia – Elite de João Pessoa (PB)

23.11 (QUINTA-FEIRA) – Fase de grupos – 9h às 21h
24.11 (SEXTA-FEIRA) – Fase de grupos – 9h às 21h
25.11 (SÁBADO) – Oitavas de final – 9h às 13h / Quartas de final – 16h às 20h
26.11 (DOMINGO) – Semifinais – 8h às 12h / Finais e disputas pelo bronze – 14h às 18h

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro