O Natal é uma das festas mais esperadas do ano, mas nem todo mundo celebra da mesma forma. No Nordeste, a cultura e a tradição se misturam com a religiosidade e a criatividade para criar um natal único e cheio de sabor. Se você quer conhecer algumas maneiras de comemorar o natal de maneira bem nordestina, confira as dicas a seguir:
1. Preparar uma ceia típica
Não pode faltar comida na mesa do nordestino, ainda mais no natal. A ceia típica inclui pratos como o peru, o pernil, o arroz de leite, a farofa, o cuscuz, a macaxeira, o baião de dois, o vinagrete e o salpicão. Ainda há quem faça uma boa carne de sol para acompanhar a ceia. Para a sobremesa, há opções como o bolo de rolo, o pudim de leite, a cartola, a rapadura, o pé de moleque e o quebra-queixo.
2. Montar um presépio em família
O presépio é um dos símbolos do natal, que representa o nascimento de Jesus. No Nordeste, muitas pessoas levam a tradição e passa para os filhos esse momento. Há quem guarde a sete chaves os personagens do presépio somente para este momento. Outros nordestinos preferem a inovação e montam seus próprios presépios usando materiais orgânicos e recicláveis. O importante é que os presépios são verdadeiras obras de arte, que retratam a vida do sertanejo, com seus animais, suas casas, suas plantas e seus costumes.
LEIA TAMBÉM:
– Cidade do Nordeste tem lançamento de carro voador
– Globo vai gravar sua próxima novela no interior do Nordeste
– Nordeste tem 4 destinos entre os mais buscados no fim de ano
3. Assistir a um culto ou a missa do galo
Ir agradecer a Deus também é tradição no Nordeste antes de começar a festa propriamente dita. O culto ou a missa do galo já são tradições que existem no Nordeste. A missa do galo é uma celebração religiosa que acontece na noite de 24 de dezembro, às vésperas do natal. É uma tradição católica, que lembra a vigília dos pastores que foram visitar o menino Jesus na manjedoura. No Nordeste, muitas igrejas realizam a missa do galo, que é acompanhada de cânticos, orações, leituras bíblicas e encenações do nascimento de Cristo.
4. Participar de uma festa de reisado
O reisado é uma manifestação cultural e folclórica, que celebra a visita dos reis magos ao menino Jesus. É uma festa que acontece entre o natal e o dia de reis, 6 de janeiro, e que envolve música, dança, teatro e poesia. Os participantes se vestem com roupas coloridas e enfeitadas, e saem pelas ruas cantando e tocando instrumentos como o pandeiro, a sanfona, o triângulo e a zabumba. Eles também visitam as casas das pessoas, pedindo licença para entrar e abençoar o lar.
LEIA TAMBÉM:
– Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
– Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
– Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
– Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024
5. Curtir uma bela música nordestina
Como não poderia deixar de ser, não há festa no Nordeste sem uma bela música. E aqui na região o que não falta é música boa. Seja um forró, que é um ritmo musical típico da região, ou qualquer outra canção dançante, o que não falta é música de qualidade. Da Bahia ao Piauí, o Nordeste é repleto de artistas que sabem como ninguém animar a festa e a celebração em família.