O pôr do sol de cor roxa em Salvador viralizou nas redes sociais. Muita gente registrou o fenômeno e dezenas de internautas publicaram fotos do final da tarde da última segunda-feira (24).
Giuliano Carlos, meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador, explica que o fenômeno é típico do verão e acontece, geralmente, quando há muitas nuvens no céu, além de chuvas acompanhadas de trovoadas. A presença de poluentes na atmosfera pode contribuir para a formação da coloração.
“Isso ocorre quando o sol fica meio alinhado com as nuvens e reflete essa tonalidade. É característico do verão e pode ocorrer em qualquer lugar do mundo que tiver bastante nebulosidade”, afirmou .
O mesmo fenômeno já foi registrado em várias cidades baianas, em junho de 2020. Na oportunidade, especialistas contaram que a situação ocorreu também porque havia nebulosidade, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera.
Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens. Assim, quanto maior a concentração das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, já que acentua os tons de vermelho, laranja e lilás.
Fonte: Da Redação da Agência NE9, com o G1/BA