Início » Política » Cidades do Nordeste terão reforço na segurança alimentar

Política

Cidades do Nordeste terão reforço na segurança alimentar

Cinco cidades do Nordeste estão contempladas para receber reforço na segurança alimentar. Isto porque elas passaram a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). A medida foi anunciada pela Secretaria Extraordinária de ...
Redação, da Agência NE9
6 de março de 2025 - às 08:19
Atualizado 6 de março de 2025 - às 08:19
3 min de leitura

Cinco cidades do Nordeste estão contempladas para receber reforço na segurança alimentar. Isto porque elas passaram a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). A medida foi anunciada pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome e está no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (6).

A princípio, a iniciativa visa fortalecer políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada, além de promover a integração entre governo e sociedade civil para o enfrentamento da pobreza e da fome. Os municípios contemplados são: Chã Preta (AL), Delmiro Gouveia (AL), Porto Real do Colégio (AL), Satuba (AL), Vila Velha (ES), Bagre (PA), Capanema (PA) e Belém do São Francisco (PE).

 

Quais cidades receberão reforços na segurança alimentar?

Abaixo, confira a lista completa dos municípios que formalizaram a adesão ao SISAN:

Município Estado
Chã Preta AL
Delmiro Gouveia AL
Porto Real do Colégio AL
Satuba AL
Vila Velha ES
Bagre PA
Capanema PA
Belém do São Francisco PE
Logo do Sisan
LEIA MAIS – Quais os deputados do Nordeste que apoiam fim da escala 6×1?

O que é o SISAN?

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) foi criado para coordenar e implementar políticas públicas que assegurem o acesso à alimentação de qualidade para todos os brasileiros. Entre seus objetivos estão:

  • Formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional;
  • Promover a integração entre governo e sociedade civil;
  • Acompanhar, monitorar e avaliar a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Ao mesmo tempo, a adesão dos municípios ao SISAN é um passo fundamental para garantir que as políticas públicas cheguem de forma eficiente. Tanto nas localidades que mais precisam, quanto em regiões com altos índices de pobreza e insegurança alimentar.

Impacto esperado

A inclusão desses municípios no SISAN representa uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. Assim, com a formalização da adesão, espera-se que as localidades passem a receber mais recursos e apoio técnico. E dessa forma possam implementar programas de segurança alimentar, como hortas comunitárias, restaurantes populares, distribuição de alimentos e ações educativas sobre nutrição.

LEIA TAMBÉM
Nordeste: Pesquisa revela otimismo com 2025 em 45% dos MEIs
Vem aí a legalização dos cassinos: Nordeste preparado
Estado do Nordeste lidera ranking de quitação de dividas
Quais os deputados do Nordeste que apoiam fim da escala 6×1?