A hotelaria na capital baiana apresentou um notável crescimento no primeiro trimestre de 2024, alcançando o melhor resultado dos últimos três anos, com uma taxa média de ocupação de 71,75%. Para se ter uma ideia, em março a taxa cresceu 29% comparado ao mesmo período do ano passado.
Esses dados foram divulgados pelo Observatório do Turismo em colaboração com a Prodetur Salvador e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult)
Em janeiro, Salvador teve aproximadamente 348 mil diárias foram vendidas. Isso representa um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro, esse número cresceu ainda mais, com cerca de 10 mil pernoites adicionais vendidos. Já em março, venderam aproximadamente 14.260 diárias a mais do que em março de 2023.
Esses números indicam um crescimento de aproximadamente 5% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o ano anterior
Taxa superou em 6% índices pré-pandemia
Ao mesmo tempo, a taxa média de ocupação superou em 6% os índices registrados no mesmo período de 2020, pré-pandemia. Além disso, esses dados mostram uma recuperação significativa das taxas hoteleiras, retornando pela primeira vez aos níveis pré-pandêmicos de Covid-19, e a tendência é de que esses números se mantenham em ascensão.
LEIA TAMBÉM:
– Cidades do Nordeste têm os aluguéis mais valorizados do país
– Ranking revela quais os estados mais seguros do Nordeste
– Plano de Desenvolvimento do Nordeste prioriza geração de emprego
– Remédio que você usa pode ter imposto zerado; saiba mais
Ao comparar mês a mês em 2024 com os mesmos índices de 2023, observamos um aumento expressivo de cerca de 22%, 25% e 29% para janeiro, fevereiro e março, respectivamente. O volume de vendas totalizou mais de R$717 milhões. Desse modo, refletindo o aquecimento do setor hoteleiro na capital baiana.