A administração municipal de Fortaleza anunciou nesta semana a publicação de um edital para contratar uma empresa responsável pela implementação de 300 novas estações de compartilhamento de bicicletas, a instalação de câmeras de segurança e a disponibilização de no mínimo 100 bicicletas elétricas. Um investimento estimado em R$ 42,8 milhões será alocado para a expansão do Bicicletar, com inovações como a introdução de modalidades elétricas e a monetização dos créditos de carbono.
Os detalhes completos foram divulgados no Portal de Compras de Fortaleza, com o período de recebimento de propostas iniciando em 31 de outubro. A empresa selecionada terá um prazo de 10 meses para concluir a ampliação de toda a infraestrutura. Atualmente, a cidade conta com 193 pontos de distribuição.
As bicicletas movidas a eletricidade devem contar com um motor de apoio, cuja potência máxima não exceda 1.000 watts. Este motor deve operar somente quando o ciclista está pedalando – ou seja, é um sistema de assistência ao pedal. Não está previsto o uso de acelerador, por exemplo. O limite de velocidade para essas bicicletas motorizadas é de 32 km/h.
O status da carga da bateria de cada bicicleta deverá estar acessível ao usuário através do aplicativo móvel e será continuamente monitorado pelo sistema de gestão e administração. A introdução das bicicletas elétricas está programada para ocorrer ao longo do primeiro semestre da execução do projeto.
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o programa Pedala Mais Fortaleza, a nova política cicloviária da Capital que pretende dobrar o número de ciclistas em Fortaleza de 5% para 10% nos próximos 10 anos. O avanço significa passar de 235 mil para 470 mil pessoas utilizando a bicicleta como principal meio de transporte diariamente, tornando Fortaleza a Capital Latino-americana das Bicicletas.
Segundo o prefeito Sarto em evento de lançamento:
“Estamos investindo para ampliar a rede desse modal, terminando 2024 com 500 km de ciclovias, além de acrescentar mais 100 estações do Bicicletar que também terá bicicletas elétricas. Também vamos plantar 300 árvores adultas, além da ampliação dos Xiringadores, entre outras ações. Nossa equipe estabelece políticas públicas baseadas em dados. Nada é empírico, nós temos dados que mostram que o melhor caminho é do investimento na política cicloviária”, explicou Sarto.
REDAÇÃO