O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas e concorridas do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (16), o resultado preliminar da primeira fase do seu vestibular. De acordo com o comunicado oficial, 777 candidatos foram classificados para a segunda etapa e 318 são de Fortaleza.
Esse número representa 40,9% dos candidatos que se classificam para a próxima etapa, que ocorre nos dias 13 e 14 de dezembro.
Para ter ideia de como esse índice é notório, a capital cearense teve 1.139 inscritos.
Qual a importância do ITA?
Esses números refletem o interesse e a preparação dos estudantes de Fortaleza para ingressar no ITA, uma instituição que forma engenheiros de alto nível para atuar nas áreas de ciência e tecnologia aeroespacial.
O vestibular do ITA é considerado o mais difícil do país, pois exige dos candidatos um alto grau de conhecimento e habilidade nas disciplinas de matemática, física, química, português e inglês.
A segunda fase será composta por duas provas discursivas, uma de matemática e física e outra de química e português, além de uma redação. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 30 de dezembro.
LEIA TAMBEM:
– Nordeste vai ganhar o primeiro hotel seis estrelas
– 2023 ainda terá mais três feriados, sendo dois feriadões
– Estado do Nordeste terá projeto de Hidrogênio Verde mais ambicioso do mundo
– Ceará é o segundo estado que mais exporta calçados no Brasil
O ITA em Fortaleza
O excelente desempenho dos candidatos de Fortaleza nos últimos vestibulares do ITA fez com que o Governo aprovasse a instalação de um campus da instituição na antiga Base Aérea de Fortaleza.
Um relatório técnico avaliou as estruturas físicas do equipamento e concluiu que ele está apto a receber o ITA. O documento seguiu para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde deve receber os encaminhamentos necessários.