O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no início desta semana, dois alertas referentes às chuvas em parte do Nordeste do país. Em algumas localidades, o volume de chuva pode alcançar até 100 milímetros, com o risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios.
Um dos alertas, classificado como de perigo, permanecerá válido até as 10h da próxima quarta-feira (8), afetando principalmente a faixa litorânea de Sergipe, Maceió e parte de Pernambuco. Capitais como Aracaju e Maceió, além da região metropolitana do Recife, podem ser impactadas.
Outro alerta, considerado de perigo potencial, também estará vigente até as 10h do dia 8 e abrange uma área mais ampla, desde a Bahia até a divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte. Nesse caso, a previsão são de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
As regiões metropolitanas do Recife e de Salvador estão entre as áreas afetadas.
Ao mesmo tempo, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta indicando a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na região metropolitana do Recife a partir da segunda-feira.
LEIA TAMBÉM:
– Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
– Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
– Cidade no Nordeste é TOP 3 dos destinos mais tranquilos
– Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas
Para os moradores dessas áreas, a recomendação é, sempre que possível, evitar sair durante condições meteorológicas adversas. Além disso, ficar atento a alterações nas encostas e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades.
Em caso de inundações, o órgão orienta as pessoas a protegerem seus pertences, especialmente documentos, colocando-os em sacos plásticos.