Chuva forte na Bahia: mais de 300 cidades estão em alerta

CHUVA FORTE foto freepik
CHUVA FORTE foto freepik

Salvador e litoral baiano podem ter alagamentos, enchentes e deslizamentos nos próximos dias

A Bahia está em alerta para chuvas intensas nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), uma frente fria que chegou até o estado está provocando chuvas fortes e constantes, especialmente nas regiões centro-sul e litorânea, incluindo a capital, Salvador.

Mais de 300 cidades sob risco

As chuvas podem ocorrer com muito vento e até raios. foto reprodução camera clima ao vivo

Segundo o INMET, mais de 300 municípios baianos estão em área de risco. Em algumas regiões, a previsão é de até 100 mm de chuva por dia, o que pode causar alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos de terra e outros transtornos. O cenário é ainda mais preocupante nas áreas próximas ao litoral.

Além da chuva, o tempo severo também traz ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h, além de raios e possíveis quedas de energia em função de galhos e árvores que podem ser derrubados.

Até 400 mm de chuva acumulada até segunda-feira

As previsões apontam que os acumulados de chuva podem chegar a 400 mm em partes da Bahia até a próxima segunda-feira (05 de maio). Regiões como o Centro Sul Baiano, Centro Norte, Sul e Região Metropolitana de Salvador estão entre as mais atingidas.

Veja as áreas mais afetadas:

  • Salvador e RMS

  • Litoral Sul e Norte

  • Nordeste Baiano

  • Centro-Sul do estado

As regiões do Extremo Oeste Baiano e o norte do Vale São Franciscano devem registrar volumes menores, com menor risco de danos.

Chuva avança para o norte do estado e litoral de Sergipe

A frente fria está se deslocando para o norte. A partir de quinta (01) e sexta-feira (02), as chuvas devem se intensificar também na região de Salvador e no litoral do Sergipe. As tempestades devem continuar durante o fim de semana e também no início da próxima semana.

Alerta para a população

Autoridades recomendam que a população fique atenta às orientações da Defesa Civil e evite áreas de risco, como encostas e locais com histórico de alagamento. Em caso de emergência, é fundamental buscar abrigo seguro e acionar os órgãos competentes.

LEIA TAMBÉM

Saiba quantos deputados do Nordeste assinaram a PL da Anistia
Baía da Traição conquista destaque internacional como destino indígena sustentável
Do Mar à Mesa: Como o Nordeste virou potência do Camarão
Brasileiros “anexam” Portugal e renomeiam à moda nordestina