Início » Cotidiano » ‘Chá milagroso’ de ladrilho de estátua para cidade do Nordeste

Cotidiano

‘Chá milagroso’ de ladrilho de estátua para cidade do Nordeste

Um ato incomum, movido por uma crença popular, está colocando em risco um dos maiores patrimônios religiosos do Nordeste. Na cidade de Canindé, no Ceará, fiéis têm arrancado ladrilhos da base da imponente Estátua de São Francisco ...
Redação, da Agência NE9
17 de setembro de 2025 - às 10:26
Atualizado 17 de setembro de 2025 - às 10:26
3 min de leitura

Um ato incomum, movido por uma crença popular, está colocando em risco um dos maiores patrimônios religiosos do Nordeste. Na cidade de Canindé, no Ceará, fiéis têm arrancado ladrilhos da base da imponente Estátua de São Francisco das Chagas. O objetivo é inusitado: preparar um suposto “chá milagroso”, acreditando que a mistura teria o poder de curar doenças.

O caso, registrado em vídeo no último domingo (14), ocorre justamente após a inauguração de uma grande obra de revitalização no local. Dessa forma, levanta um debate urgente sobre os limites da devoção e a preservação do patrimônio público.

O vídeo e o boato do ‘chá milagroso’ que se espalhou

As imagens que circulam nas redes sociais mostram uma mulher, ainda não identificada, forcejando para soltar e retirar as pastilhas de ladrilho que revestem a base do monumento. A ação, que pode parecer um simples vandalismo, tem uma motivação mais complexa: a fé.

De acordo com a Área Pastoral São Pedro da Paróquia local, um boato começou a circular pela cidade afirmando que esses ladrilhos, quando fervidos e ingeridos em forma de chá, possuiriam propriedades curativas. Impulsionados pela esperança, alguns devotos passaram a ir até o local para coletar o “ingrediente milagroso”. Desse modo, danificaram a estrutura que acaba de passar por uma revitalização.

Um patrimônio cearense em risco

A Estátua de São Francisco das Chagas não é qualquer monumento. Erguida no Alto do Moinho, é uma das grandes atrações turísticas do Ceará e um dos locais de peregrinação religiosa mais importantes da região. Com 125 degraus que levam a um mirante, a obra foi criada pelo artista cearense Deoclécio Soares Diniz, o “Seu Bibi”, e é um símbolo de identidade e fé para milhões de pessoas.

O ataque ocorre em um momento emblemático. Apenas dois dias antes, o Governo do Estado havia inaugurado a primeira etapa do Complexo Comercial e Revitalização do entorno da estátua, um investimento de mais de R$ 13 milhões para modernizar e acolher melhor os milhares de romeiros que visitam o local.

A Reação das Autoridades: Entre a Repressão e a Conscientização

A princípio, a Prefeitura de Canindé foi enfática em seu posicionamento, classificando a ação como vandalismo puro e simples. Em nota oficial, afirmou que a prática, “longe de representar um gesto de fé, configura dano ao patrimônio público e está sujeita às sanções previstas em lei”.

A administração municipal ainda ressaltou que já realiza investimentos para manter o espaço. Ao mesmo tempo, está desenvolvendo um “projeto de proteção controlada” para o monumento, que permita a visitação sem comprometer sua integridade.

Do lado da igreja, a estratégia é de conscientização. O Padre Francisco, da Área Pastoral São Pedro, informou que vai reforçar com os fiéis a importância de respeitar os monumentos públicos, especialmente com a grande romaria de São Francisco se aproximando, que acontece entre 24 de setembro e 4 de outubro.

LEIA TAMBÉM