Um par de brincos em prata e ametista foi a peça vencedora do III Concurso Joia da Bahia, promovido pelo Centro Gemológico da Bahia (CGB), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A escolha da peça vencedora foi feita pelo público durante a III Mostra de Joalheria, Pedras Preciosas e Artesanato Mineral que ocorreu na última semana no centro. Victor Eloy foi responsável pela idealização e lapidação da pedra e Valderez Macedo confeccionou a joia. Ambos foram ex-alunos dos cursos de Joalheria e Lapidação oferecido pelo CGB em parceria com o SENAI. A apuração dos votos ocorreu na segunda-feira (07).
Mônica Correa, coordenadora do CGB, diz que o resultado da mostra e a participação popular na escolha da peça são formas de reconhecimento do esforço e talento dos joalheiros. “O reconhecimento do público é fundamental para o crescimento, além de dar incentivo para continuarem praticando sua arte e terem a consciência de que estão no caminho certo ao investirem na carreira profissional” afirmou.
Victor Eloy atualmente é professor de lapidação do CGB e Valderez Macedo é joalheira há 18 anos. Os dois profissionais se conhecem há um ano e já fizeram outras joias juntos. A parceria para confecção da peça vencedora surgiu de uma encomenda e apesar de estarem acostumados a trabalharem juntos, disseram que ficaram surpresos e honrados pela vitória.
Valderez é proprietária da loja Valjoias, que fica localizada na ladeira do Carmo, onde já atendeu clientes espanhóis, italianos, chineses e muitos outros estrangeiros. “Já trabalho com esse modelo há muito tempo, tanto com ouro, quanto com prata, e gosto muito de lapidação, pois é o que mais faço com frequência, mas é sempre bom ver que podemos surpreender” disse.
Perguntados sobre suas produções, inspirações e recomendações para quem estiver chegando nesse ramo no mercado de trabalho, Valderez aconselha: “Gosto muito de trabalhar com esmeralda, por ser uma pedra frágil e exigir paciência e atenção redobrada. Creio que a inspiração para produzir venha do dom. Recomendo que quem vier para o ramo goste muito da área para conseguir se desenvolver”.
Victor, que atende por meio da sua loja virtual e apresenta seu portfólio pela página do Instagram Agni Gemas (@agnigemas), concordou com a colega e acrescentou: “Sou um grande fã das opalas, pois gosto muito de aurora boreal e de como esse elemento me inspira. Tenho como referência pessoas criativas e que estejam sempre inovando e se reinventando. Aconselho que quem vier trabalhar nesse ramo, tenha em mente que o segredo para uma boa produção é a paciência e força de vontade”, finaliza.
Fonte: Ascom/ SDE