Início » Entretenimento » Centro Dragão do Mar integra da programação nacional da Primavera dos Museus

Entretenimento

Centro Dragão do Mar integra da programação nacional da Primavera dos Museus

Programação do MCC e do MAC-CE destaca diversidade de experiências em diálogo com o tema das mudanças climáticas O Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), ambos no ...
Eliseu Lins, da Agência NE9
24 de setembro de 2025 - às 03:43
Atualizado 24 de setembro de 2025 - às 03:43
5 min de leitura

Programação do MCC e do MAC-CE destaca diversidade de experiências em diálogo com o tema das mudanças climáticas

O Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), ambos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, participam da 19ª Primavera dos Museus, uma iniciativa nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus e mudanças climáticas, a edição convida as instituições a refletirem sobre os impactos ambientais e a importância de seus acervos, práticas e ações educativas na construção de uma consciência coletiva para a sustentabilidade e o futuro do planeta. Todas as atividades são gratuitas.

A programação idealizada pelos museus do Centro Dragão do Mar começa no dia 23 de setembro, às 16h, com a roda de conversa “Espaços Culturais e Cultura Surda: Relatos e experiências”, com a presença do Projeto Acesso e convidados — Davi Bruno, Lyvia Cruz, Sofia Moreira, Weverson Martins e Renata Freitas — no auditório do Dragão do Mar. O encontro, promovido pelo MCC, propõe refletir sobre os desafios e conquistas no acesso da comunidade surda aos espaços culturais, trazendo relatos pessoais e experiências que evidenciam a importância da acessibilidade, da representatividade e do diálogo inclusivo no campo das artes e da cultura. 

No dia 25, quinta-feira, das 16h às 19h, acontece o “Piquenique no Bosque Vivo do Jangurussu”, em parceria com as Cozinhas Solidárias e a Zona Viva Jangurussu. A ação terá ponto de encontro na Zona Viva Jangurussu, oferecendo uma vivência coletiva em meio à natureza, com certificação do MAC-CE, mediante inscrição gratuita para 60 vagas.

Já no dia 26, sexta-feira, às 15h, a pesquisadora Amadeusa Batista, do MCC, conduz a roda de conversa “A ancestralidade como tecnologia de resistência em Aracati: Elos do patrimônio-territorial, biointeração e afroturismo nas comunidades tradicionais da APA de Canoa Quebrada (Cumbe, Canavieira, Beirada, Estevão e Canoa Quebrada)”. A atividade, que inclui sarau cultural, será realizada no Centro Comunitário do Estevão, em Aracati, com inscrições gratuitas no local (50 vagas).

No sábado, 27 de setembro, a programação se desdobra em dois momentos. O MAC-CE promove, às 8 horas, a “Trilha Urbana Mucuripe Especial Primavera dos Museus”, conduzida pelo Acervo Mucuripe, com saída da Praça de Nossa Senhora da Saúde, no Grande Mucuripe, em Fortaleza, com 30 vagas, e o MCC organiza a palestra Acervos comunitários como espaços de educação climática crítica”,  com as pesquisadoras Adrisia Rocha, Analina Barros, Cristielen Rodrigues e Maria Diva, na sede da Federação do Movimento Comunitário do Pirambu. A atividade, idealizada pelo MCC, inclui ainda uma exposição com material de acervos voltados à temática ambiental. 

MAC Jangurussu foto Carlos Gibaja

Para encerrar, no domingo, 28 de setembro, o MAC-CE realiza a mediação “Quando o Museu navega: do museu ao mar, fabulações de ida e volta entre o Dragão do Mar e o Poço da Draga”, conduzida pelo Núcleo Educativo do MAC-CE e pela ONG Velaumar. Um percurso que parte da Praça Verde do Dragão, também com acessibilidade em Libras e terá vagas limitadas a 20 participantes.

Serviços: Primavera dos Museus – Dragão do Mar

Programação gratuita
*sujeita a alterações

23 de setembro (terça-feira), às 16h
MCC: Roda de conversa “Espaços Culturais e Cultura Surda: Relatos e experiências”
Convidados: Projeto Acesso, Davi Bruno, Lyvia Cruz, Sofia Moreira, Weverson Martins e Renata Freitas
Local: Auditório do Dragão do Mar
 

25 de setembro (quinta-feira), das 16h às 19h
MAC-CE: Piquenique no Bosque Vivo do Jangurussu
Local: ponto de encontro na Zona Viva Jangurussu
Inscrição gratuita (60 vagas)
 

26 de setembro (sexta-feira), às 15h
MCC: Roda de conversa “A ancestralidade como tecnologia de resistência em Aracati” + sarau cultural
Condução: Amadeusa Batista (MCC)
Centro Comunitário do Estevão, em Aracati
inscrições no local (50 vagas)
 

27 de setembro (sábado), às 8h
MAC-CE: Trilha Urbana Mucuripe – Especial Primavera dos Museus
Condução: Acervo Mucuripe
Saída: Praça de Nossa Senhora da Saúde, Grande Mucuripe
30 vagas
 

 27 de setembro (sábado), às 9h
MCC: Palestra “Acervos comunitários como espaços de educação climática crítica”
Convidadas: Adrisia Rocha, Analina Barros, Cristielen Rodrigues e Maria Diva
Local: Federação do Movimento Comunitário do Pirambu
Inclui exposição de acervos ambientais
 

28 de setembro (domingo), das 8h30 às 10h30
MAC-CE: Mediação “Expresso Dragão-Draga: quando o museu navega”
Condução: Juice, Rassanth, Sérgio Rocha e NAT Dragão
Ponto de encontro: Praça Verde do Dragão
Acessível em Libras | 20 vagas

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.