O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoCentro de Convenções e eventos de Penedo amplia Potencial Econômico e turístico...

Centro de Convenções e eventos de Penedo amplia Potencial Econômico e turístico do baixo São Francisco

As portas do Centro de Convenções e Eventos de Penedo foram oficialmente abertas, na noite do domingo (28), para impulsionar o desenvolvimento econômico através do segmento do turismo de eventos e negócios na região do Baixo São Francisco.

A solenidade de inauguração foi marcada pelo show da cantora Elba Ramalho e as presenças do governador de Alagoas, Renan Filho; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes; do senador Renan Calheiros e demais autoridades políticas e gestores do setor público e privado que enfatizaram a importância do mais novo equipamento turístico na estratégica econômica do Sul de Alagoas.

- Continua depois da publicidade -

Na ocasião, o governador Renan Filho expôs que o Governo de Alagoas atua para devolver o protagonismo econômico dos municípios.

“É uma grande satisfação está presente na reinauguração do Cine São Francisco, que, agora, se transforma no Centro de Convenções e Eventos e servirá para apresentações teatrais, cinematográficas e culturais. Estamos consolidando a estrutura necessária para que Penedo ressurja como entreposto comercial. E isso ocorre a partir de políticas sérias realizadas a partir do Pacto das Cidades, da reestruturação dos equipamentos, como este centro de eventos e o Teatro 7 de Setembro, e a integração do turismo do estado. Penedo está se reinventando e para isso o povo penedense pode ter a certeza que poderá contar com os esforços do governador Renan Filho”, falou.

Diante da planteia, o prefeito Roberto Lopes agradeceu os investimentos realizados para reabertura do espaço cultural e enfatizou que abertura de mais um equipamento turístico vai ajudar nas estratégias econômicas e na vida cultural de Penedo.

Já o ex-prefeito de Penedo e atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, expõe que o Centro de Eventos e Convenções é mais um equipamento para movimentar a economia e o turismo na região do Baixo São Francisco. “Quando um equipamento como este é ofertado, ele abre oportunidades de negócios, e, assim, de desenvolvimento econômico para geração de emprego e renda. Penedo é uma cidade polo importante para toda região do Baixo São Francisco, assim, podemos afirmar que o centro de eventos vai beneficiar muitas frentes de negócios e possibilitar que grandes eventos cheguem para movimentar hotéis, bares, restaurantes e todo o comércio local gerando emprego e renda para povo do litoral Sul”, expôs Marcius Beltrão.

INVESTIMENTOS – O Centro de Convenções e Eventos de Penedo é o maior e mais moderno equipamento do segmento do interior de Alagoas. Com investimentos de mais de R$ 5 milhões, o espaço que abrigou o antigo Cine São Francisco foi estruturado e modernizado para receber congressos, exposições, feiras, shows, eventos educacionais e corporativos que vão ajudar a movimentar a economia turística da região do Baixo São Francisco.

Os recursos para a obra de restauração espaço foram provenientes de emenda parlamentar encaminhada pelo atual governador, Renan Filho, quando era deputado federal, a partir de rubricas feitas no Ministério do Turismo.

ESTRUTURA – O Centro de Exposições e Eventos de Penedo conta com um moderno sistema de climatização e iluminação e capacidade para 633 pessoas, o Centro de Convenções e Eventos homenageia o Comendador José da Silva Peixoto, conhecido como Zeca.

Nascido em Penedo em 1899, Zeca Peixoto contribuiu para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade, com a construção do Hotel São Francisco e do Cine São Francisco.

CINE SÃO FRANCISCO – Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), a cidade de Penedo, na região do baixo São Francisco, encanta pelo conjunto histórico e paisagístico, que inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, com o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e de São Gonçalo Garcia.

Em 1959, Penedo ganhava a mais moderna sala de cinema do Nordeste, o Cine São Francisco. Erguido e administrado pela Companhia de Melhoramentos de Penedo, o Cine São Francisco sediou, de 1977 a 1982, o famoso Festival de Cinema. A festa, que reunia artistas reconhecidos nacionalmente e grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), perdeu espaço para a região Sul do país.

Com o surgimento de novas salas na capital, a sala de exibições fechou definitivamente suas portas em 1993.Em 2016, após anos fechado, a Prefeitura de Penedo, sob a gestão do atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; e o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), produziram um estudo de viabilidade econômica e turística, que apontou Penedo como sendo uma pretensa cidade para o turismo de eventos e negócios. Assim, alcançaria o viés econômico, sediando eventos e, em paralelo, a riqueza arquitetônica da cidade complementaria a experiência do visitante, com o segmento do turismo cultural e histórico.

FONTE: SECOM AL / TEXTO: Waldson Costa

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

  • Tags
  • D
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...