Ceará terá três portos secos ao longo da Transnordestina; veja os locais

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Transnordestina FOTO REPRODUÇÃO

O Ceará deve ganhar pelo menos três portos secos ao longo dos 608 km da Ferrovia Transnordestina que atravessa o estado. A informação foi confirmada pelo governador Elmano de Freitas em entrevista.

Foco na exportação

Com essas estruturas reveladas por Elmano de Freitas, o Ceará passa a contar com cinco portos oficiais para a exportação de mercadorias. Além dos três no interior do Estado, atendem o território cearense Pecém e Mucuripe, ambos localizados na Região Metropolitana de Fortaleza.

tracado-da-transnordestina
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Na análise do governador, os portos secos da Transnordestina vão permitir que sejam feitas “indústrias especialmente para exportação” no território cearense. Vale lembrar que a ferrovia levará a produção do interior de Piauí, Pernambuco e Ceará para o Porto do Pecém, principal porta de saída de mercadorias do Estado.

“Estamos de olho nisso, setores que podem ter exportação, de se instalarem no Ceará próximo da Transnordestina para ter um ganho de logística. É vantagem enorme, um trem que transporta 240 carretas tem uma redução de custo de logística muito alta”, argumenta Elmano.

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Portos secos confirmados na Transnordestina no CE

  1. Quixeramobim

    • Projeto mais avançado, com um investimento de R$ 650 milhões pela multinacional Value Global Group.
    • A ferrovia até a cidade, localizada no Centro Geográfico do Ceará, ainda está em construção.
  2. Missão Velha

    • Localizada no Sul do estado, é o primeiro município cearense no trajeto da Transnordestina.
    • O Governo do Ceará já desapropriou um terreno para a construção de um Terminal Multimodal de Cargas.
  3. Senador Pompeu

    • Terceira cidade confirmada para receber a estrutura, localizada no Sertão Central.

O que são portos secos?

Portos secos funcionam como terminais alfandegários, semelhantes aos portos marítimos, mas localizados no interior, conectados por modais rodoviários ou ferroviários. Essas estruturas facilitarão o processamento de cargas e o desenvolvimento econômico ao longo da ferrovia.

A Transnordestina, cuja construção já dura 18 anos, continua avançando e promete fortalecer a logística e o comércio no Ceará.

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