Ceará encara o Coritiba fora de casa mirando fugir do Z-4

Brazil's Ceara Victor Luis (L) celebrates after scoring against Bolivia's The Strongest during their Copa Sudamericana football tournament round of sixteen second leg match, at the Castelao Arena in Fortaleza, Brazil, on July 6, 2022. (Photo by Thiago Gadelha / AFP) (Photo by THIAGO GADELHA/AFP via Getty Images)

Em confronto direto na tabela de classificação, Ceará e Coritiba se enfrentam nesta quarta-feira, 28, às 19 horas, no Couto Pereira, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com objetivos iguais: se afastar da zona de rebaixamento. Enquanto o Vovô tem três pontos de diferença em relação ao Z-4, o Coxa possui somente um, contexto que potencializa o clima de decisão da partida.

O duelo também marca o reencontro entre o Alvinegro e o treinador Guto Ferreira, campeão da Copa do Nordeste em 2020 pelo clube cearense. Atualmente no Alviverde, o “Gordiola”, como é carinhosamente apelidado, encarou o Ceará como adversário somente uma vez após sua saída de Porangabuçu, no Brasileirão de 2021, mesmo ano da sua demissão do Vovô. Na ocasião, o comandante treinava o Bahia e o jogo terminou empatado em 1 a 1 na Fonte Nova.

Ao todo, Lucho González teve oito dias de preparação, período que utilizou para recuperar fisicamente os atletas e intensificar os treinamentos técnicos e táticos. Com o argentino, o Alvinegro tem apresentado evolução dentro de campo, principalmente pelas atuações no empate contra o Flamengo (1 a 1) e na vitória sobre o Santos (2 a 1). Na última rodada, entretanto, o Ceará acabou tropeçando dentro de casa diante do São Paulo, pelo qual foi derrotado por 2 a 0, em jogo marcado por falhas defensivas e expulsões.

Assim como o Vovô, o Coritiba também chega para o embate vindo de um revés na competição. Pior visitante da Série A, o Coxa sofreu revés por 2 a 0 para o Botafogo no Rio de Janeiro. No Couto Pereira, porém, o desempenho do clube paranaense é positivo. Dos 28 pontos que possui no certame, 26 foram conquistados no Paraná — ou seja, oito vitórias, dois empates e quatro derrotas em 14 jogos.

FONTE: O Povo