O Ceará conquistou um marco significativo ao ser reconhecido como o 1º Estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2023. Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CPL), esse estudo destaca a posição do Ceará como o 12º estado mais sustentável do Brasil, evidenciando seu compromisso com políticas públicas voltadas para o bem-estar social e a proteção dos recursos naturais.
O ranking compara os 27 estados brasileiros com base em 10 pilares temáticos, sendo um deles a Sustentabilidade Ambiental. Entre os critérios avaliados estão emissões de CO2, serviços urbanos, destinação do lixo, tratamento de esgoto, perda de água, reciclagem de lixo, coleta seletiva, desmatamento, entre outros.
Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, expressou sua satisfação com o resultado, destacando que o Ceará está no caminho certo para se consolidar como referência nacional na proteção dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável. O estado se destaca não apenas entre os nordestinos, mas também em nível nacional, sendo o 12º colocado no Ranking Geral de Sustentabilidade.
O estudo ressalta a importância de um desenvolvimento econômico sustentável a longo prazo, alertando para os riscos de restrições ambientais severas comprometerem esse padrão. Nesse contexto, o Estado desempenha um papel fundamental como indutor de um modelo de desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, tanto nas áreas urbanas quanto rurais.
LEIA TAMBÉM:
– Cidades do Nordeste ganharão novos voos para a Europa
– FNE: Governo injetará R$ 36,6 bilhões em estados do Nordeste
– Descubra cinco destinos do Nordeste além das praias
– Conheça o local do Nordeste que é a bola da vez da mineração
O que é o Ranking de Competitividade dos Estados?
O Ranking de Competitividade dos Estados, concebido pelo CLP em 2011, possui uma metodologia sólida. Ao mesmo tempo, ocorre com base em estudos de benchmarking internacional e literatura acadêmica especializada. Com seus 10 pilares temáticos, essa pesquisa visa fornecer direcionamentos para a atuação dos líderes públicos estaduais. Desse modo, reconhecendo a importância dos governos locais e regionais na promoção da sustentabilidade como valor fundamental para o desenvolvimento.
O resultado alcançado pelo Ceará reforça o compromisso do estado em promover políticas públicas que visam o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Assim, contribuem para um futuro mais sustentável e próspero para todos os cearenses.