As férias de julho são um período crucial para o turismo, com um impacto significativo na economia cearense. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) divulgou a previsão para a alta temporada, levando em consideração a demanda turística, oferta hoteleira, receita gerada e movimentação no aeroporto.
O estado é um dos destinos mais procurados para esse período, liderando o ranking nacional de destinos, de acordo com uma pesquisa recente da empresa Decolar. O Aeroporto Pinto Martins, principal ponto de desembarque no Ceará, ocupa o terceiro lugar em número de voos programados para julho, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Uma adição importante para o período é o voo internacional de Fortaleza para Buenos Aires, que retomou suas operações no dia 24, com duas frequências semanais. O Aeroporto de Jericoacoara também é bastante movimentado, e devido à alta demanda projetada, a Latam aumentou de cinco para sete o número de voos partindo do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos com destino à famosa praia no litoral cearense.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, destaca que esse período é um boom para o turismo, com ótimas expectativas devido à qualidade dos atrativos, à oferta hoteleira e às promoções realizadas no primeiro semestre em mais de dez países.
Confira a previsão da Setur para o mês de julho:
Demanda Turística para o Ceará: Espera-se um crescimento de cerca de 6,6% na demanda turística em relação ao ano anterior, com a previsão de receber aproximadamente 305 mil turistas no mês de julho, em comparação com os 286 mil visitantes registrados em 2022.
Fluxo internacional: Impulsionado pelas novas conexões e o fortalecimento do hub aéreo do estado, espera-se um aumento de 21,1% no número de turistas internacionais durante as férias de julho, totalizando cerca de 28 mil estrangeiros, em comparação com os 23 mil do ano anterior.
Taxa de ocupação hoteleira: Prevê-se que a taxa de ocupação hoteleira em todo o estado se aproxime de 80%, com grande procura nas regiões litorâneas. Os turistas europeus, por exemplo, são atraídos pelo período de férias coincidindo com o verão em seus países.
Receita Turística: Estima-se que a receita turística gerada durante as férias de julho seja de aproximadamente R$ 1,1 bilhão, representando um aumento de 17,9%.
Movimentação no Aeroporto Pinto Martins: A expectativa é de um aumento no número de passageiros, com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), chegando a 575 mil passageiros, em comparação com os 547 mil do mesmo período do ano anterior.