Um decreto do Governo Federal que regulamenta a energia eólica em alto mar (offshore) vai escrever um novo capítulo do setor no Brasil. E o Ceará se beneficia com a geração de 86 mil empregos com a iniciativa.
O decreto que regulamenta a produção desse setor saiu em publicação no Diário Oficial da União na última terça-feira (25).
Na prática, isso significa que R$ 110 bilhões em investimentos no Ceará serão destravados. A publicação do decreto foi festejada por membros do mercado, políticos e representantes do Governo Estado, pois deve impulsionar o novo hub de hidrogênio verde.
Como a demanda por energia renovável é muito grande, considerando as novas usinas de hidrogênio verde, o mercado de energia estava aguardando ansiosamente a liberação do projeto de regulamentação da produção de energia eólica offshore.
Contudo, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Maia Júnior, o impacto desse decreto deverá ser muito maior, trazendo benefícios para toda a cadeia do setor de energias renováveis e até mesmo os consumidores, através do mercado livre.
Fonte: Da Redação do NE9, com o Diário do Nordeste