A Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), em parceria com a Embratur e o Sebrae, vai promover os encantos do litoral cearense, sua infraestrutura de qualidade e as condições ideais para a prática de kitesurf em uma exposição em Paris durante as Olimpíadas.
A ação “Piauí, Seu Destino de Verão” será apresentada em espaços chamados “cubos”, destinados a atrair o turista internacional
Esses cubos abrirão suas portas em 26 de julho, coincidentemente com o início dos Jogos, e estarão localizados na Casa Brasil, um ponto de encontro em Paris que receberá delegações esportivas e visitantes de todo o mundo.
A Casa Brasil, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com patrocínio da Embratur e do Sebrae, será um centro de convivência para torcedores e atletas. Lá, os visitantes poderão participar de atividades esportivas típicas do Brasil, como futebol de rua, vôlei de praia e frescobol, além de competições de dança e exposições culturais.
No cubo dedicado ao Ceará, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a capital Fortaleza e as praias de Cumbuco, Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada e Canoa Quebrada. O destaque será o kitesurf, uma vez que o estado é reconhecido mundialmente pelas condições favoráveis de vento e infraestrutura de suporte, incluindo pranchas e instrutores disponíveis para os turistas. Haverá também um espaço instagramável com equipamentos de kitesurf para fotos.
Yrwana Albuquerque, Secretária de Turismo do Ceará, enfatiza que a iniciativa visa aumentar o fluxo turístico, especialmente de estrangeiros interessados em esportes aquáticos. Ela ressalta a boa conectividade aérea entre o Ceará e a Europa, com destaque para a França, facilitando o acesso dos turistas ao estado.
“Com bons ventos e uma excelente infraestrutura, o Ceará tem o potencial de encantar visitantes do mundo inteiro. Este projeto com a Embratur e o Sebrae é uma oportunidade de atrair turistas europeus, especialmente com voos diretos para Paris, que aumentarão para cinco frequências semanais a partir de outubro. Nossa cultura rica, representada pelo artesanato, também estará em destaque, mostrando que um destino que valoriza suas raízes oferece experiências únicas”, afirma Yrwana.
Os visitantes do cubo cearense poderão assistir a vídeos em primeira pessoa que mostram as belezas naturais e conversas com artesãos do grupo Grão de Cor, conhecidos por suas garrafas de areia colorida. Essas conversas, legendadas em francês e inglês, também incluirão uma geóloga que explicará a importância do conhecimento do solo na escolha das areias para a produção artesanal. O Ceará compartilhará o cubo com o Rio Grande do Norte, ambos representando a região Nordeste.
Marina Arruda, gerente de Projetos Especiais da Embratur, explica que os cubos têm um formato padronizado, mas cada estado apresentará suas características culturais e turísticas únicas. “Os cubos têm elementos tecnológicos, espaços de exibição e áreas instagramáveis, permitindo que cada estado mostre seus destinos e cultura de forma personalizada”, destaca.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comenta sobre a importância da ação durante os Jogos Olímpicos. “Diariamente, milhares de pessoas visitarão a Casa Brasil e terão a chance de conhecer um pouco do Ceará, suas praias, cultura e gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, destacando nosso turismo sustentável, que é um tema importante tanto para o Brasil quanto para o mercado europeu. É uma oportunidade única de promoção durante as Olimpíadas”, conclui Freixo.
LEIA TAMBÉM:
– Novos relatos revelam que a 1ª cidade do Brasil é do Nordeste
– Chuva de Meteoros ilumina o céu de 5 estados do Nordeste
– Nordeste recebe R$ 605 milhões em investimentos do PAC para os Portos da região
Além das exposições regionais nos cubos, os visitantes da Casa Brasil poderão aproveitar atividades esportivas e culturais na Arena Sebrae Embratur, incluindo competições de esportes brasileiros e aulas de dança coletiva.
Saiba mais sobre a Casa Brasil em Paris
- Localização e Tamanho
- A Casa Brasil será instalada no Parc de La Villette, em Paris.
- O espaço terá uma área total de 5 mil metros quadrados.
- Ponto de Encontro Internacional
- Destinado a torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de diversas nações.
- Oferecerá uma oportunidade para conhecer mais sobre os destinos brasileiros.
- Horário de Funcionamento
- Aberta durante todos os dias da Olimpíada.
- Funcionamento das 13h às 22h.
- Atividades e Uso
- Palco para apresentações culturais e musicais.
- Local de comemoração para cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada.
- Estrutura da Casa Brasil
- Área Interna
- 2 mil metros quadrados.
- Estrutura de palco e ativações permanentes para promoção de destinos brasileiros.
- Exibição da gastronomia nacional, incluindo brigadeiro, pão de queijo e caipirinha.
- Área Externa
- 3 mil metros quadrados.
- Gramado sintético para diversas atividades.
- Transmissão de jogos, shows e apresentações.
- Área Interna
- Acessibilidade e Sustentabilidade
- Estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade.
- Redução de emissão de CO2 para promover sustentabilidade.