Ceará busca investidores na Alemanha para o agronegócio e setor de energia

comitiva do Cearrá na europa foto divulgação
comitiva do Cearrá na europa foto divulgação

Em uma estratégia para atrair investimentos internacionais, representantes do Governo do Ceará estiveram nesta terça-feira (4) na Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha. A comitiva, liderada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, e pela vice-presidente Financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira, foi recebida pelo embaixador Roberto Jaguaribe para discutir oportunidades de investimentos no estado, com foco no agronegócio e nas energias renováveis.

Durante o encontro, o embaixador ressaltou o grande potencial do Ceará e do Nordeste brasileiro no mercado europeu

“O Nordeste brasileiro, e o Ceará em especial, têm muitas possibilidades de crescer no mercado externo. O setor de frutas já alcança mercados distantes, e o de flores é um segmento promissor. Além disso, as energias renováveis são um diferencial competitivo que precisa ser aproveitado da melhor forma”, afirmou Jaguaribe.

O secretário Domingos Filho reforçou que a reunião foi essencial para entender as demandas do mercado alemão e aprimorar as estratégias de promoção do Ceará como destino de investimentos.

“Esse contato direto nos permite apresentar o estado de forma mais assertiva e entender como podemos otimizar nossas oportunidades. Queremos fortalecer nossas exportações e atrair novos investidores para expandir nossos setores estratégicos”, explicou.

Já Rebeca Oliveira destacou os diferenciais do Complexo do Pecém, principal polo industrial e logístico do Ceará, detalhando os investimentos de R$ 675 milhões na ampliação do porto.

“O Pecém é um porto estratégico, que cresce continuamente e se consolida como uma das principais portas de exportação do Brasil. Nossa localização privilegiada e estrutura moderna são fundamentais para atrair novos negócios”, pontuou.

A comitiva cearense contou ainda com a participação de Silvio Carlos Ribeiro, secretário executivo do Agronegócio; Elmo Aguiar, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri); e Patrícia Aguiar, prefeita de Tauá. Também estiveram presentes Bruno de Risios Bath, da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, e Eduardo Sampaio, adido agrícola do Brasil em Berlim.

A missão internacional ocorre paralelamente à participação do Ceará na Fruit Logistica 2025, maior feira global da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras, que acontece de 5 a 7 de fevereiro e reúne expositores de diversos países.

LEIA TAMBÉM
Estudantes Nordestinos criam o Ecosisal Bag
Inmet emite alerta de chuvas fortes em estados do Nordeste
Inovação na indústria: usina de etanol de cereais também no Piauí