Início » Economia » CDL Fortaleza prevê boas vendas e geração de emprego no segundo semestre

Economia

CDL Fortaleza prevê boas vendas e geração de emprego no segundo semestre

Um estudo feito aponta um aumento significativo em trabalhos temporários, prevendo-se 10,38 mil vagas O início do segundo semestre do ano é, comumente, um período de baixos índices de contratações temporárias. Entretanto, uma estimativa da ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
10 de agosto de 2023 - às 11:25
Atualizado 10 de agosto de 2023 - às 11:25
2 min de leitura

Um estudo feito aponta um aumento significativo em trabalhos temporários, prevendo-se 10,38 mil vagas

O início do segundo semestre do ano é, comumente, um período de baixos índices de contratações temporárias. Entretanto, uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta um aumento significativo em trabalhos temporários, prevendo-se 10,38 mil vagas. Isso é consequência da alta demanda para o Dia dos Pais. O volume de vendas deve alcançar R$ 7,67 bilhões. Se comparado a 2022, há um aumento de 2,2%. A CNC destaca ainda o aumento das vendas no Ceará para 4,6%. Vale destacar que este fenômeno é comumente observado no período “B-R-O bro”, isto é, de setembro a dezembro.

Com isso, a economia cearense ganha otimismo para o segundo semestre. Outros fatores que justificam esse aquecimento é a queda na inflação, que reflete nas variações dos preços. Além disso, programas federais como o Desenrola Brasil, possibilitam a renegociação de dívidas a quem está com nome negativado. Já foram 5,4 bilhões em dívidas negociadas em três semanas e 5 milhões de clientes desnegativados, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Com muitos cearenses renovando o seu poder de compra, o varejo respira mais aliviado.

E com mais vendas, mais empregos são gerados, como explica o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Assis Cavalcante: “Estamos atentos ao comportamento do varejo, e a nossa previsão é de que vai aquecer. Com o aumento das compras, cresce a demanda por vendedores. Os empresários, hoje, estão contratando mais do que no ano passado. E a expectativa é que essas pessoas que estão sendo contratadas agora, permaneçam nessas vagas até o mês de dezembro, ou até por mais tempo”, explica.