O turismo na Bahia demonstrou sua força econômica no início do mês. Tudo isso por conta dos números da geração de empregos no Estado. Além disso, o incremento da atividade aérea na região. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor turístico foi responsável pela criação de 8.033 empregos formais. Isso representa 11,17% do total no estado, que alcançou um saldo positivo de 71.922 empregos no ano anterior.
Além disso, o setor aéreo também apresentou números impressionantes, com um recorde na movimentação dos aeroportos do interior, totalizando 2.282.393 passageiros. Somando-se ao terminal de Salvador, os aeroportos baianos registraram um total de 83 mil voos domésticos e 1.460 internacionais, trazendo mais de 92 mil visitantes estrangeiros. Esses dados colocaram a Bahia como líder na atração de turistas estrangeiros na região Norte-Nordeste, seguida pelo Ceará.
Prevendo uma continuação desse crescimento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) estima um fluxo de quase 3 milhões de turistas durante o Carnaval de 2024, com um impacto econômico esperado de R$ 6,59 bilhões. O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, enfatizou os esforços conjuntos de promoção do destino Bahia e captação de novos voos, projetando uma alta temporada recorde com a chegada de 6,5 milhões de turistas e uma injeção de quase R$ 10 bilhões na economia local.
LEIA TAMBÉM:
– Maior Carnaval do interior do Nordeste terá atrações de peso
– Privatização dos Espigões da Orla de Fortaleza promete impulsionar o Turismo
– Porto do Itaqui no Maranhão vira hub logístico
Alta demanda durante o carnaval
Os representantes dos setores hoteleiro, de alimentação e de aluguel de veículos corroboram essa tendência positiva. Dessa forma, destacam a alta demanda esperada durante o período do Carnaval. Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), relatou uma ocupação média prevista de 90%. Desse modo, podendo chegar a até 100% nos hotéis próximos aos circuitos da festa. Da mesma forma, Luiz Henrique Amaral, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA), observou um aumento no movimento nos estabelecimentos e uma atmosfera positiva entre os visitantes.
O setor de locação de veículos também experimentou um crescimento notável, com um volume superior de aluguéis em comparação ao mesmo período do ano anterior. A presidente do Sindicato das Locadoras de Veículos (Sindloc), Rogéria Alencar, destacou a presença crescente de turistas estrangeiros em Salvador, evidenciando o contínuo sucesso do turismo na Bahia.
REDAÇÃO com Assessoria