Uma feira com vários serviços direcionados às mulheres em movimento a comunidade de Benedito Bentes, nesta quinta-feira (30). A Caravana ‘Brasil’ idealizada por instituições da Economia, em parceria com a Prefeitura de Maceió, com oportunidades de capacitação profissional em diversas áreas e serviços de educação financeira para o Ministério do empreendedorismo feminino.
A ação aconteceu na Escola SESI/SENAI, na Avenida Antônio Lisboa de Amorim, principal que dá acesso ao bairro mais populoso da capital. Foi um dia inteiro para que as mulheres pudessem ter tantas oportunidades para conquistar a autonomia financeira e a cidadania.
A secretária municipal do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, comemora o sucesso da iniciativa e vibra com a grande adesão. Segundo cursos, a Prefeitura vai até a passagem de ônibus em viabilizar que não conseguem fazer os outros bairros.
“Estamos falando de mudanças de transformação, de vida, de cidadania para todas as transformações de nossa transformação, porque este é da nossa gestão. É a mulher tomando conta do espaço e tendo acesso ao mundo de oportunidades”, avalia a secretária.
São vagas ilimitadas em cursos no Sistema S que proporcionam inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Quando concluir, as inscrições ganharão um kit de empreendedor do governo federal e vão ter acesso ao microcrédito nos bancos parceiros com juros baixíssimos.
A subsecretária do Ministério da Economia e da Edição da Caravana, Caroline Busatto, explica que esta parte da Estratégia Nacional de Empreendedor foi a 8ª da Estratégia Nacional de Empreendedor foi a 8ª edição do Ministério da Economia Feminino, cujo objetivo é atingir as mulheres atingidas pela pandemia a alcançarem a independência .
“São vários parceiros e disponibilidade de vários serviços, inclusive bancos, para saber como abre e disponibilidade de microcrédito para alavancar os negócios”, ressalta.
A gerente-adjunta de Relacionamento do Sebra Alagoas, Fátima Aguiaer, frisa que uma rede foi criada no Brasil inteiro para orientar as oportunidades que elas alternativas para se organizar, preparar e garantir a independência.
“Esta caravana é uma demonstração do mix de serviços que há disponível para a mulher no Brasil. O Sebrae está sempre junto para reforçar a importância de se conquistar o espaço feminino no mercado de trabalho”, avalia.
Silvania Silva é moradora de Benedito Bentes e diz que tem um grande sonho na vida, ter o próprio salão de beleza.
“Quero muito fazer cursos de depilação e de maquiadora. Há muitos anos que tenho este interesse. Se me derem a oportunidade, vou seguir em frente para cumprir esta meta de vida”, revela.
Já Elaine dos Santos está despregada e foi conferir, na caravana, como fazia para se capacitar. Segundo ela, está cada dia mais difícil conseguir um emprego quando não tem qualificação.
“Considero fundamental fazer estes cursos para arrumar um bom emprego. Gosto de atendimento e de balcão, e vou correr atrás destes cursos”, exiba.
A empreária Karina Alcântara empreende os desde 12 anos, mas precisa de aperfeiçoamento para o negócio desde cedo. Por isso, procurado o Sebrae para uma consultoria.
“Trabalhei como habilidade que o empreendedor precisa para ter sucesso no negócio. Quando fiz o curso e na vida pessoal, acertei na prática e melhorei 100% na minha rotina de trabalho”, destaca.
ó
Carana é uma ação reforçada para eles já existentes como a ação em vulnerabilidade do Brasil, da Prefeitura de Mac aindaó, a fim de mulheres de violência e ainda em vulnerabilidade social, a viabilização de violência social ações que possibilitem a mudança de vida das mulheres da cidade.