As chuvas que atingiram Salvador ao longo desta segunda-feira (8) trouxeram consigo uma série de desafios para a cidade. Para se ter uma ideia do volume, a capital baiana recebeu 121,4 bilhões de litros de água sobre toda a área da cidade.
E isso causou uma série de transtornos na cidade. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registradas 402 ocorrências. Isso inclui deslizamentos de terra, rompimento de pistas e desabamentos, refletindo a magnitude do evento climático.
Os números são impressionantes: em apenas 24 horas, a capital baiana recebeu uma quantidade impressionante de água, totalizando 175 milímetros de chuva.
Cada milímetro registrado pelo pluviômetro representa um litro de água por metro quadrado. Com os 693,8 km² de área de Salvador, o volume total de chuva é de 121.415.000.000 de litros. Esse número é suficiente para encher mais de 48 mil piscinas olímpicas, conforme destacou o professor de Matemática Benício Fagundes.
Os bairros mais afetados foram Nova Brasília, IAPI e Ondina, que registraram os maiores acumulados de chuva, com 160.2 milímetros, 155.6 milímetros e 144.6 milímetros, respectivamente.
Com esse índice pluviométrico elevado, o acumulado do mês já ultrapassou as expectativas, atingindo 340.4 milímetros, enquanto a média esperada para todo o mês de abril era de 284,9 milímetros.