Uma novidade promete facilitar a mobilidade urbana em Salvador. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), vai apresentar nesta quinta-feira (9), um projeto para a implantação de um túnel de pedestres que vai ligar a estação Campo da Pólvora do metrô até a Cidade Baixa.
A princípio, o projeto tem um investimento previsto de R$ 300 milhões. Ao mesmo tempo, visa levar os cerca de 14 mil passageiros de ônibus diários até a Cidade Baixa. Lá, é onde estão localizadas 75% das secretarias do município. Além disso, visa melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Ao mesmo tempo, a iniciativa terá um impacto positivo do ponto de vista ambiental, reduzindo a emissão de poluentes.
Como será o túnel para pedestres de Salvador?
O túnel, que terá 920 metros de extensão, será equipado com esteiras rolantes e iluminação especial em led. O tempo estimado de percurso entre uma ponta e outra será de 20 minutos. O túnel também terá monitoramento de câmeras para garantir a segurança dos pedestres.
A ligação será entre o Campo da Pólvora e a rua Guindaste dos Padres, próximo à Ladeira da Montanha, no bairro do Comércio. A estrutura será entre 12 e 50 metros de profundidade, utilizando uma máquina perfuratriz. O projeto ainda prevê a construção de uma escada rolante para o fluxo de pessoas da Barroquinha ao Pelourinho.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer
– Cinco coisas espetaculares que você só vai ver no Nordeste
– Escola pública do Nordeste ganha prêmio de melhor do mundo
Qual o objetivo do túnel para pedestres?
De acordo com o secretário da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, o objetivo da implantação deste equipamento. “Vamos levar o metrô até a Cidade Baixa com conforto e segurança. O túnel é uma forma de ampliar a integração entre os modais de transporte e de valorizar a região histórica da cidade”, disse.
O projeto também contempla a requalificação de um dos casarões da região do Comércio, que terá espaço para café, lojas e locais de interação. A ideia é criar um ambiente agradável e convidativo para os pedestres que utilizarem o túnel.
A prefeitura espera a aprovação do projeto pelo governo federal, que é o responsável pela gestão do metrô. A expectativa é que as obras comecem em 2024, com a conclusão em 2026.