O governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou nesta quinta-feira (16) que está em negociação com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para obter um financiamento de R$ 220 milhões para implantar o Bus Rapid Service (BRS) em João Pessoa. O BRS é um sistema de transporte público que utiliza ônibus de alta capacidade, corredores exclusivos e integração com outras modalidades.
O governador se reuniu em Brasília com representantes da AFD, que é uma instituição pública que financia projetos de desenvolvimento sustentável em diversos países. Segundo ele, a expectativa é que o contrato seja assinado em janeiro de 2024, após a aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão do Ministério da Economia que autoriza operações de crédito externo.
“Nós discutimos a possibilidade de antecipar a assinatura do contrato. Teremos uma reunião da Cofiex em Brasília em janeiro e vamos tentar agilizar para que possamos iniciar as obras o quanto antes”
,explicou o governador João Azevêdo sobre o projeto de mobilidade urbana para a cidade de João Pessoa.
O projeto do BRS prevê a construção de dois corredores de ônibus e três terminais de integração, beneficiando cerca de 40% da população da cidade, que tem mais de 720 mil habitantes. O objetivo é melhorar a qualidade do transporte público, reduzir o tempo de viagem, aumentar a segurança e diminuir a emissão de poluentes.
A princípio, os corredores de ônibus serão os seguintes:
- O Corredor Cruz das Armas, com extensão de 15,3km, que liga a área central da cidade à sua região sul, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 24 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade, beneficiando a população desses bairros, que é de 285.490 habitantes. Ou seja, 39,49% da população da cidade.
- O Corredor Pedro II, com extensão de 14,5km, que liga a área central da cidade à região sudeste, onde será instalado um terminal de integração com as linhas alimentadoras locais. São 11 bairros atendidos pelas linhas que passam neste corredor de ônibus de um total de 64 que compõem a cidade. A população desses bairros é de 182.988 habitantes. Ou seja, 25,31% da população da cidade.
LEIA TAMBÉM:
– A disputa centenária que pode mudar o mapa do Nordeste
– Amazon anuncia parque eólico no Nordeste; saiba onde
– OLHA O FERIADO! Saiba quais e quantos dias você terá em 2024
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Além dos dois corredores, o projeto também contempla o Terminal Metropolitano do Varadouro, que é o principal ponto de integração de diversas linhas de ônibus da cidade. Das 93 linhas convencionais do município, 67 integram-se no Terminal Metropolitano do Varadouro.
A reunião em Brasília contou com a presença do diretor regional da AFD Cone Sul, Dominique Hautbergue; da gerente de projetos sênior Suzanne Spooner; do gerente de projetos, Rogério Barbosa; do responsável pela Divisão de Sistemas Financeiros, Paulo Simplicio; do secretário de estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; e do chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra.