A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (4) a nomeação de mil novos professores para a rede municipal de ensino. Os profissionais passaram no concurso público de 2021. A princípio, irão reforçar o quadro docente da cidade, que conta com mais de 9 mil educadores.
O prefeito João Campos destacou que a contratação dos novos professores vai atender a demandas históricas da educação municipal. Ao mesmo tempo, contempla a ampliação da educação especial inclusiva, para as crianças com deficiência, e a oferta de mais vagas nas creches e escolas do Recife.
“São mil professores e professoras que vão atender a demandas históricas, como por exemplo, a ampliação da educação especial inclusiva, para as crianças com deficiência. Além disso, com as novas salas, as novas unidades de creche e de escola, a gente precisa de professor para poder garantir as aulas nesses lugares”, afirmou o prefeito.
Posse imediata
Os novos professores começam a tomar posse ainda este ano e serão lotados nas unidades de ensino já existentes e nas novas escolas e creches que estão sendo construídas. Os aprovados assumirão as salas de aulas no início do ano letivo de 2024.
Do total de profissionais nomeados, 800 são para Professor I (Educação Infantil e Anos Iniciais) e 200 para Professor II (Anos Finais), nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
A contratação de parte desses novos servidores está diretamente relacionada à ampliação de vagas. Dessa forma ampliar a oferta para a população nas creches e escolas do Recife. A Prefeitura do Recife também está investindo na construção e reforma de unidades de ensino. O objetivo é garantir uma educação pública de qualidade e inclusiva para todos.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 320 unidades de ensino, sendo 182 escolas e 138 creches, que atendem cerca de 90 mil estudantes. A meta da gestão é entregar mais 50 novas unidades até o final de 2024, ampliando a capacidade de atendimento em mais de 20 mil vagas.