A nova série do Prime Video, ‘Cangaço Novo’, estreou sua primeira temporada nesta sexta-feira (18) trazendo muita ação, humor e drama no cenário do Sertão nordestino. A produção é dirigida por Fábio Mendonça e conta com um elenco de peso, incluindo Allan Souza Lima, Alice Carvalho, Thainá Duarte e Hermila Guedes. A série chama atenção pelas cenas de ação complexas, nunca antes filmadas no Brasil. Além disso, cenários, gírias, gastronomia e muita música nordestina também complementam a história.
A trama gira em torno de Ubaldo (Allan Souza Lima), um bancário paulista que descobre ter duas irmãs e uma herança em Cratará, uma cidade fictícia do Ceará. Lá, ele se depara com um mundo de cangaceiros modernos, que usam técnicas de ‘domínio de cidades’ para assaltar bancos e enfrentar a polícia corrupta. Ubaldo é visto como o sucessor de seu pai, Amaro Vaqueiro, um lendário cangaceiro dos anos 90, e tem que lidar com os conflitos morais e os perigos dessa nova realidade.
‘Cangaço Novo’ é uma série que explora a cultura e a história do Nordeste, mas também traz uma visão atual e crítica sobre o Brasil contemporâneo. A série não romantiza o banditismo social dos cangaceiros, mas mostra as motivações e as consequências de suas ações. A série também faz referências ao cangaço tradicional, como Lampião e Maria Bonita, mas sem perder a originalidade e a criatividade.
Na trilha sonora, nomes como Ave Sangria, Nação Zumbi e Jards Macalé também aparecem em cena. Isso sem falar na exuberância de Maria Bethânia cantando Carcará, um hino do povo sertanejo. Ah, e também tem a protagonista Alice Carvalho soltando a voz em um dos hinos da música nordestina: Espumas ao Vento, de ninguém menos que Flávio José.
A série foi gravada em Cabaceiras, na Paraíba. Contudo, também há locações em Campina Grande e cidades do Cariri da Paraíba. Por falar no estado de Jackson do Pandeiro, o elenco está repleto de paraibanos e conta com vários atores do estado como Luiz Carlos Vasconcelos, Marcélia Cartaxo, Buda Lira, Vinicius Guedes, Daniel Porpino, Dudha Moreira, Ingrid Trigueiro, Joálisson Cunha e Pattrícia de Aquino, dentre outros.