O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaCampina Grande na Paraíba se Mobiliza para Impulsionar Negócios Inovadores

Campina Grande na Paraíba se Mobiliza para Impulsionar Negócios Inovadores

O Ecossistema de Inovação de Campina Grande reuniu empresários e representantes de instituições públicas e privadas em um encontro promovido nesta quarta-feira (19), na agência regional do Sebrae/PB. O objetivo principal é fomentar o desenvolvimento de startups e negócios inovadores na Paraíba, fortalecendo e aprimorando o ambiente de tecnologia e inovação do estado.

O evento contou com a participação de figuras importantes no cenário de inovação, como o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, o empresário Alexandre Moura, membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, e o renomado empresário, professor e cientista Sílvio Meira, uma das principais referências em inovação do país.

- Continua depois da publicidade -

Uma das principais inspirações para o ecossistema foi a experiência bem-sucedida da cidade de Fundão, em Portugal, que desde 2012 tem vivenciado um experimento de incubação figital, integrando os meios físico e digital para impulsionar negócios inovadores. André Neves, representante da TDS Company, apresentou a metodologia aplicada em Fundão, que servirá como base para uma Jornada de Incubação Figital com startups paraibanas.

Essa jornada, inédita no Brasil, diferencia-se dos modelos tradicionais de incubação, pois incorpora as dimensões física, virtual e social, priorizando o atendimento às demandas e necessidades das startups. Além de oferecer espaços físicos e infraestrutura para encontros, prototipagem e testes de mercado, a jornada também proporcionará uma plataforma digital para conexões com mentores, investidores, instituições e comunidades, promovendo aprendizado mútuo e fortalecimento de redes de contato.

O superintendente Luiz Alberto enfatizou a relevância dessa iniciativa para o fortalecimento do ecossistema de inovação no estado e ressaltou o papel do Sebrae/PB em unir empresários e instituições para a construção da Jornada de Incubação Figital. O projeto, que está em fase final de elaboração, será divulgado ao público nas próximas semanas, com a expectativa de impulsionar o desenvolvimento de startups e negócios inovadores na região.

Além do Sebrae/PB, a reunião contou com a participação de representantes de instituições como Senai, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Unifacisa, Prefeitura de Campina Grande, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Comunidade Start Tropeiros, entre outros atores do ecossistema de inovação. Essa união de esforços visa criar um ambiente propício para o crescimento e a consolidação de negócios inovadores na Paraíba, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Startup do Nordeste foca na Agricultura do Futuro com projeto inovador

A startup Le Shroom, sediada no Rio Grande do Norte, desponta como uma referência no setor de inovação e sustentabilidade voltada para a produção...