Sendo a sua nona edição, o evento buscou fortalecer as marcas da inclusão e da inovação garantindo acessibilidade e decoração tecnológica.
Neste ano o Natal Iluminado de Campina Grande está sendo uma edição histórica, considerado o mais iluminado do interior do nordeste, passou a ser descentralizado e a contemplar 18 bairros e os 3 distritos da cidade. O evento, que teve início no dia 25 de novembro e se estenderá até o dia 06 de janeiro, possui uma estrutura totalmente inovadora e que prestigia todas as zonas da cidade, além da participação de 196 comerciantes.
Uma das novidades desta edição é a formatação de estações natalinas espalhadas pela cidade. No Teatro Municipal Severino Cabral está a Estação Reis Magos, que recebe grandes espetáculos. No Açude Velho, um dos principais pontos turísticos da Rainha da Borborema, estão duas estações. A Estação das Luzes, onde fica localizada a Árvore de Natal e a Estação Anjo da Anunciação, localizada dentro do Parque da Criança. A cidade conta ainda com a Estação Itinerante Estrela de Belém que visita diversos pontos da cidade, entre eles a Feira Central e os distritos.
Durante todas as noites, a partir das 18h, em frente ao Instituto São Vicente de Paulo, no largo do Açude Velho, os visitantes podem conferir o acendimento das luzes e uma emocionante projeção mapeada. A decoração deste ano conta com 2 túneis iluminados na Estação das Luzes, somando 150 metros e mais 300 metros do corredor iluminado, localizado no novo calçadão, entre o Parque da Criança e o Açude Velho, além de um terceiro túnel, no Parque Linear no bairro da Dinamérica, onde também foi montado um presépio natalino. No Açude está a Árvore de Natal com 35 metros de altura e o uso de recursos tecnológicos para abrilhantar e deixar o natal ainda mais emocionante e colorido. São mais de 100 mil metros de piscas e mangueiras iluminadas por toda cidade.
Em 43 dias de festa, com cerca de 300 atrações culturais e diversos espaços instagramáveis, a expectativa é de que cerca de 1 milhão de pessoas visitem o Natal Iluminado em Campina Grande, gerando uma movimentação de mais de R$ 10 milhões para a cidade.
Nesta edição, um dos pilares do Natal Iluminado é a inclusão e nesse sentido, a festa foi projetada para acertar no quesito acessibilidade. Dentre as ações estão: estacionamento exclusivo para as pessoas com deficiência e elevador que liga o novo calçadão do Açude Velho ao Parque da Criança. O tema da inclusão foi destacado desde a abertura do evento, que contou com a presença de um Papai Noel cadeirante.
O investimento de R$ 7,7 milhões da Prefeitura de Campina Grande para o Natal Iluminado faz parte da estratégia da cidade de colocar o evento no calendário turístico natalino. O Plano Estratégico de Desenvolvimento para Campina Grande 2035 tem como uma das metas a realização de pelo menos quatro eventos de projeção nacional a cada ano e o Natal Iluminado será um deles. O evento está sendo realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico liderada pela secretária Laryssa Almeida, em parceria com as secretarias de Obras, Cultura, Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Saúde, Gabinete do Prefeito, além da AMDE, PROCON, SINE e STTP para concretizar a maior edição do Natal Iluminado já feita em Campina Grande.
Acompanhe todas as informações do evento através do nosso perfil oficial instagram.com/nataliluminado.cg e do site oficial do evento: https://nataliluminado.campinagrande.pb.gov.br/
Fotos: Emanuel Tadeu e Rondinelle de Paula