O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoCajueiro de Pirangi no RN reabre para visitação turística neste domingo...

Cajueiro de Pirangi no RN reabre para visitação turística neste domingo (06)

A partir deste domingo (06), o Cajueiro de Pirangi reabrirá para o público, após suspensão das atividades devido as medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Restrições de visitantes e obrigatoriedade de máscaras estão entre os critérios estabelecidos para a retomada das atividades no local. A Portaria Conjunta Nº 020/2020, regulamentando a reabertura foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A medida ocorre durante o plano de retomada das atividades no Estado, e o planejamento para a reabertura de um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte foi feito pela gestão do Cajueiro, que possui administração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema. O horário de funcionamento acontecerá das 07h30 às 17h30, todos os dias da semana.

- Continua depois da publicidade -

Desde o início de agosto, alguns parques e equipamentos turísticos do RN iniciaram a reabertura gradual. Nesta semana, o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” também reabriu para o público.
Segundo a gestora do Cajueiro de Pirangi, Marígia Madje Tertuliano, “fizemos reuniões com a equipe, capacitações, realizamos a sinalização de todo o equipamento e estamos prontos para receber o público com segurança neste momento”, afirma.

A equipe do Cajueiro passou por um treinamento durante essa semana, em que a administração fez uma espécie de simulação e algumas estimativas dentro da realidade do local e a estrutura do equipamento. Na oportunidade, foram detalhadas informações sobre os protocolos de atendimento aos visitantes, como a organização das filas, condução dos visitantes, respeito ao distanciamento entre as pessoas e normas de higienização pessoal e limpeza do espaço.

O protocolo foi definido na última semana, após alinhamento da diretoria do Idema com a Secretaria de Turismo do RN. Além da limitação da quantidade diária de pessoas que circulam no local, a administração estabeleceu outras regras para a reabertura do Cajueiro. São elas:

– Serão permitidas 200 pessoas por dia, com entrada de 25 pessoas por vez, em intervalos de 30 minutos;
– Distanciamento social de pelo menos 1,5m durante a circulação no espaço;
– Banheiros devem ser limpos com maior frequência;
– Sinalização para orientar os visitantes;
– Uso obrigatório de máscaras;
– Álcool em gel disponível em totens;
– Bebedouros devem ser utilizados com copos ou garrafas; entre outros.

Para o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o órgão atuou para a reabertura pensando em todos os protocolos sanitários, pois a segurança e saúde da população devem ser levadas como as principais questões. “É importante percebermos que os protocolos de segurança já estão postos no plano de retomada e nos decretos estaduais relativos ao poder executivo. O que nos detemos foram as particularidades dessa área protegida, de forma que o funcionamento evite aglomerações e esteja seguro tanto para a própria equipe do Cajueiro como para os visitantes”, finaliza o diretor.

FONTE: SECOM RN

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...