A primeira edição do principal encontro nacional do setor da Construção Civil será na capital baiana de hoje até sexta-feria, dia 22.
O CONSTRU NORDESTE, o primeiro grande evento da construção das regiões Norte e Nordeste, será realizado no Centro de Convenções em Salvador (BA). Organizado pela Bahia Event, o evento reunirá empresas de todo o país e do exterior, abrangendo toda a cadeia da construção e apresentando as melhores práticas, novidades e tendências nacionais e internacionais em inovação e sustentabilidade. Cerca de 150 marcas expositoras confirmaram presença, e os organizadores esperam receber aproximadamente 20 mil profissionais ao longo dos três dias para conhecer lançamentos e estabelecer parcerias com empresários do setor de todo o Brasil, além de fornecedores, lojistas, engenheiros, arquitetos, empreiteiras, designers de interiores, decoradores, paisagistas, estudantes e outros profissionais da indústria da construção.
Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA, destaca a efervescência da região Nordeste no setor de construção civil, ressaltando a grande demanda e oferta, em condições diferentes de outras regiões do país. Ele enfatiza a importância de atender essa demanda e promover encontros entre os principais players da cadeia da construção para facilitar o networking, a troca de conhecimento e a inovação. A FIEB e o Guia Fornecedores – Indústria da Construção também são apoiadores oficiais do evento.
Além da área de exposição, que contará com empresas de diversos segmentos da construção, a CONSTRU NORDESTE oferecerá conteúdo exclusivo em eventos simultâneos com a participação de acadêmicos, líderes e especialistas. Landim ressalta a intensa programação de palestras e painéis de discussão para compartilhar conhecimento e apresentar cases de sucesso no Brasil e no mundo, destacando a região como um polo de desenvolvimento para o ecossistema da construção.
A escolha de Salvador como sede do evento tem uma justificativa sólida: 5% do PIB da construção civil nacional está concentrado na Bahia, sendo o maior setor da construção civil no Nordeste, com 30% da produção total. O setor tem mantido um ritmo constante de crescimento na região nordeste do Brasil, mesmo diante dos desafios enfrentados nos últimos anos, como o encarecimento dos insumos. O PIB baiano teve um crescimento de 2,8% no primeiro trimestre deste ano, com a construção civil se destacando ao crescer 3,3%.
LEIA TAMBÉM:
– – Alta temporada 23/24 deve injetar R$ 2 bi na economia de estado do Nordeste; saiba mais
– NORDESTE DE OLHO: projeção de crescimento da economia no Brasil dispara
– A saga de uma estrela do Rock que trocou tudo pelo sossego do Nordeste
– Nordeste é a região com mais títulos da Série D do Brasileirão
– Exportações de milho no Nordeste crescem 323%
Além disso, o setor também contribuiu positivamente na geração de empregos, com um saldo de 138.742 novos empregos apenas na Bahia. A tendência de contratação deve continuar, especialmente com obras estruturantes como a ponte Salvador/Itaparica e o Porto Sul, que devem aquecer toda a cadeia construtiva regional.
O evento reforça e demonstra um compromisso com as normativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, adotando ações sustentáveis como a redução certificada de emissões (RCE). Esta iniciativa envolve a emissão de certificados quando ocorre a redução de emissões de gases do efeito estufa, e a compensação é feita através do plantio de árvores equivalentes à quantidade de gases emitidos. Assim, o evento contribui para a captura de CO2 e a redução dos gases na atmosfera.
A CONSTRU NORDESTE é a maior Expo Construção do Norte e Nordeste, unindo todos os segmentos da indústria da construção civil em um só lugar. O evento apresenta as novidades do setor, as principais tendências, produtos e as soluções mais modernas em inovação e sustentabilidade.