O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoCabedelo PB sedia Campeonato Brasileiro de Vela e reúne mais de...

Cabedelo PB sedia Campeonato Brasileiro de Vela e reúne mais de cem velejadores de todos o país

Até o próximo sábado (22) a praia de Intermares, em Cabedelo, é o palco para a realização do Campeonato Brasileiro de Vela da Classe ILCA (International Laser Class Association) 4, 6 e 7, sediado pelo Iate Clube da Paraíba e realizado pela Associação Brasileira da Classe ILCA, Confederação Brasileira de Vela e Federação Paraibana de Vela. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Cabedelo, por intermédio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Esporte, Lazer e Juventude (Sejel).

Anualmente, o campeonato é promovido no início do mês de janeiro, e segue um rodízio entre as regiões do Brasil para sua realização. Desde o ano passado ficou decidido que o evento seria na Paraíba, e a cidade de Cabedelo acabou sendo escolhida como sede.

- Continua depois da publicidade -

Nesta edição, o campeonato recebe 109 velejadores com seus respectivos barcos (34 na ILCA 4, 48 na ILCA 6; e 27 na ILCA 7), que representaram 14 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Paraíba. Dentre eles, vários atletas que já foram campeões nacionais e sul americanos.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite dessa segunda-feira (17), no Iate Clube da Paraíba – Sede Jacaré, e contou com a presença do vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena, que foi saudado pelo comodoro do Iate Clube da Paraíba, Luiz Gonzaga Meireles, e pelo presidente da Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL) – ILCA e da Federação Paraibana da Classe ILCA, Edvaldo.Barbosa (Vavá).

“Particularmente, tenho um carinho especial por essa modalidade esportiva pela ligação afetiva que tive na infância com grandes amigos velejadores. Além disso, a Paraíba já conseguiu exportar muitos campeões nesse esporte que dá muitas alegrias ao povo brasileiro. Por tudo isso, é que a Prefeitura de Cabedelo tem orgulho em recepcionar todos os envolvidos nesta competição. Desejamos também que este seja o ano do retorno dos grandes eventos, mesmo ainda sendo necessário tomar todos os cuidados recomendados na pandemia. Nosso povo é acolhedor, nossas águas são convidativas e propícias para a realização de uma competição em alto nível e a nossa cidade estará de portas abertas para receber a todos”, ressaltou Mersinho Lucena.

De acordo com o velejador e presidente da ABCL, Vavá Barbosa, os atletas e seus convidados estão muito contentes com a escolha da cidade, com o clima local, e as águas de Cabedelo e João Pessoa. E também com o vento, que é a principal preocupação de um velejador na raia de competição.

“Anteriormente nós tivemos contato com a Prefeitura de Cabedelo e como a Praia de Intermares já havia sido mencionada, surgiu a oportunidade de trazer a competição. Fizemos alguns ajustes para favorecer a logística e ficar próximo de Pernambuco, onde será o próximo evento deste porte. Também levamos em consideração a qualidade do vento e da água, pois moro aqui e verifiquei que aquele espaço daria um ótimo campeonato. Os velejadores estão constatando agora como é agradável por aqui e acredito que, brevemente, será reconhecida como uma das melhores raias do Brasil”, destacou Vavá.

O comodoro do Iate Clube da Paraíba, Luizito Gonzaga, também se pronunciou na abertura e agradeceu o apoio da Prefeitura de Cabedelo.

“O Iate Clube da Paraíba deseja uma estadia de sucesso a todos os velejadores. Nós já havíamos afirmado que essa raia será inaugurada e ofertará condições de igualdade pra todos. Tenho certeza que os próximos campeões mundiais e olímpicos sairão daqui. Queremos agradecer de público à Prefeitura Municipal pelo apoio e pelo empenho de oferecer a estrutura pra realização de todo o evento em Cabedelo”, frisou Luizito.

Velejadores promissores – O Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 4, 6 e 7 de Vela

é o maior evento da categoria no ano e também servirá de seletiva para os Campeonatos Mundiais da ILCA 2022 das classes: ILCA 6 Juventude Masculino e Feminino; ILCA 4 Masculino e Feminino; ILCA 7 Sub 21 e ILCA 6 Sub 21 Feminino.

A competição também será a primeira seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem Sub 19 ILCA 6 Masculino e Feminino de 2022. A próxima competição importante será realizada na Praia de Maria Farinha, em Pernambuco.

FONTE: IMPRENSA PMC

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

O impacto no Nordeste da volta do horário de verão

Após quatro anos suspenso, o debate sobre adotar o horário de verão no Brasil ressurge. Contudo, o impacto dessa mudança na região Nordeste é...